Menu
Mundo

Ucrânia condena jovem a 15 anos de prisão por colaborar com a Rússia

Jovem, residente na capital ucraniana, Kiev, teria transmitido a Moscou as coordenadas de edifícios utilizados pelo exército ucraniano

Redação Jornal de Brasília

30/05/2025 16h11

Foto: ALEXANDER NEMENOV/AFP

Foto: ALEXANDER NEMENOV/AFP

A justiça ucraniana condenou a 15 anos de prisão um jovem de 21 anos que colaborou com a Rússia em ataques com mísseis russos, informaram os serviços de segurança ucranianos (SBU) nesta sexta-feira (30).

Segundo a fonte, o jovem, residente na capital ucraniana, Kiev, transmitia a Moscou as coordenadas de edifícios utilizados pelo exército ucraniano, como quartéis-generais ou centros logísticos.

Ele “fotografava em segredo” estes lugares e enviava as imagens para os serviços russos (FSB) para que pudessem “preparar novos ataques aéreos”, segundo os SBU.

Os serviços ucranianos afirmaram que o jovem também planejava atentados e havia sido pego “em flagrante” espionando perto de uma instalação militar.

O jovem foi condenado a 15 anos de prisão, segundo a fonte, que não informou quando ou qual tribunal proferiu a sentença.

Nesta sexta-feira, a Rússia informou, por sua vez, que deteve um morador de Moscou que planejava um atentado na capital russa por ordem dos serviços ucranianos.

Segundo os investigadores russos, o homem deveria, seguindo instruções dos serviços ucranianos, recuperar um artefato explosivo escondido em uma área de mata a oeste de Moscou e executar um atentando “em um lugar muito frequentado”.

Rússia e Ucrânia trocam acusações frequentemente de recrutamento de civis em troca de dinheiro para executar atentados ou atos de sabotagem.

Nos últimos meses, as autoridades ucranianas denunciaram vários casos de adolescentes recrutados, segundo elas, através da internet pelos serviços secretos russos.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado