Menu
Mundo

Ucrânia agradece Musk por medidas para impedir que drones russos utilizem Starlink

Segundo os serviços de inteligência ucranianos, os terminais Starlink obtidos pelo Exército russo procedem de circuitos paralelos

Redação Jornal de Brasília

01/02/2026 11h32

files us stocks markets twitter open

Foto: AFP

O ministro da Defesa ucraniano agradeceu neste domingo (1) a Elon Musk e sua empresa SpaceX pelas medidas adotadas para impedir que a Rússia utilize os sistemas de comunicação por satélite Starlink para fazer com que seus drones sobrevoem a Ucrânia.

“As primeiras medidas já estão dando resultados (…) Obrigado por estar conosco. É um verdadeiro campeão da liberdade e um verdadeiro amigo do povo ucraniano”, escreveu no X o ministro Mykhailo Fedorov, em uma mensagem para Elon Musk.

O ministro afirmou que Kiev trabalha em coordenação com a SpaceX em “próximas medidas importantes”.

Fedorov respondeu a uma mensagem do bilionário americano: “Parece que as medidas que adotamos para impedir o uso não autorizado do Starlink por parte da Rússia funcionaram. Nos avisem se precisarem de outras medidas”, escreveu no X.

Desde o fim de dezembro, o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), um centro de análise americano, detectou a integração de sistemas Starlink em drones de ataque russos, o que aumentaria o seu alcance em até 500 km.

Segundo os serviços de inteligência ucranianos, os terminais Starlink obtidos pelo Exército russo procedem de circuitos paralelos, como importações através de países terceiros, e não de uma venda oficial por parte da empresa de Elon Musk.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado