Menu
Mundo

Ucrânia acusa Rússia de ‘se esconder por trás de uniformes separatistas’

As declarações foram dadas em Kiev pelo presidente ucraniano durante pronunciamento ao lado de seus homólogos da Polônia

FolhaPress

23/02/2022 14h35

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou nesta quarta-feira (23) os militares russos de “se esconderem por trás de uniformes de separatistas” para entrar no território de Donbass, onde ficam as regiões de Donetsk e Lugansk. Os dois locais foram reconhecidos na segunda (21) pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, como repúblicas autônomas. “Ainda não é um ato de agressão à Ucrânia e sua soberania, mas a presença de militares russos nos territórios de Donbass está sendo escondida por trás de uniformes de separatistas”, afirmou o presidente ucraniano.

Segundo Zelensky, a situação representa uma violação do acordo de Minsk, firmado em 2014 com o objetivo de implantar um cessar-fogo após a Rússia anexar a península da Crimeia. A Ucrânia alega que os russos nunca cumpriram o que foi acordado. “A resposta a isso deve ser decisiva, imediata e dura”, afirmou Zelensky.

As declarações foram dadas em Kiev pelo presidente ucraniano durante pronunciamento ao lado de seus homólogos da Polônia, Andrzej Duda, e da Lituânia, Gitanas Nauseda.

Zelensky ainda afirmou que o “futuro da segurança europeia” é decidido atualmente na Ucrânia, onde se teme uma invasão russa iminente, e agradeceu às sanções impostas contra a Rússia pelo União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá.

Ainda durante o pronunciamento, o presidente ucraniano pediu garantias de segurança da Rússia como um passo para acabar com o impasse entre os dois países. “Creio que a Rússia deve estar entre os países que oferecem garantias claras de segurança. Já sugeri muitas vezes que o presidente da Rússia se sentasse à mesa das negociações e falasse”, disse ele.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado