Menu
Mundo

UA decide criar <i>Autoridade Africana</i> com maiores poderes

Arquivo Geral

03/07/2009 0h00

Os líderes africanos reunidos na cúpula da cidade líbia de Sirte chegaram hoje a um compromisso de acordo para criar a “Autoridade da União Africana”, sildenafil que terá maiores poderes que a atual Comissão e que “coordenará” as políticas de Defesa e relações internacionais.

O compromisso foi alcançado após um longo debate, viagra sale que atravessou a madrugada de sexta-feira, mas os poderes do novo órgão não serão tão grandes como pretendia o líder líbio, Muammar Kadafi, segundo vários delegados da cúpula.

O novo órgão executivo será encarregado de “coordenar” a política internacional e de Defesa, explicou o ministro de Exteriores do Benin, Jean Marie Ehouzou, mas sua criação deverá ainda ser ratificada pelos Parlamentos dos países-membros da União Africana (UA).

Ehouzou disse que o debate provocou “algumas intensas discussões”, mas que “o texto final reflete as posições de todos”, e que os Estados africanos “estão dispostos a ceder um pouquinho de sua soberania em favor da Autoridade Africana”.

O novo órgão coordenará as políticas de interesse comum, mas não poderá atuar internacionalmente sem um mandato específico dos chefes de Estado, segundo delegados de outros países na cúpula.

A nova “Autoridade Africana” simplificará a estrutura da UA e coordenará os interesses da organização, mas não terá poder sobre os membros da organização nem agirá sem seu consentimento, segundo o texto de compromisso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado