Menu
Mundo

Turquia eleva projeção de inflação para 2015 e 2016 e cita impacto do câmbio

Arquivo Geral

30/04/2015 11h03

O Banco Central da Turquia elevou sua projeção de inflação neste ano e no próximo por causa da depreciação da moeda local, a lira.

A estimativa para 2015 passou de 5,5% para 6,8% e, para 2016, de 5% para 5,5%. De acordo com o presidente do BC da Turquia, Erdem Basci, a inflação deve se estabilizar em 5% ao ano a médio prazo. Em sua avaliação, os preços ao consumidor devem desacelerar no segundo semestre deste ano diante da perspectiva de menores altas nos alimentos.

“A atual política monetária cautelosa, juntamente com uma política fiscal prudente e medidas macroprudenciais, está tendo um impacto positivo na inflação, especialmente excluindo energia e alimentos. Entretanto, os recentes movimentos no câmbio podem ter impacto adverso nas projeções para o núcleo de inflação”, disse Basci.

Em março, a inflação em 12 meses na Turquia ficou em 7,61%, acima da taxa de 7,55% em fevereiro, devido ao avanço nos preços de alimentos e ao enfraquecimento da lira.

“Poderemos ver a inflação desacelerar para baixo de 6,2% no fim deste ano”, comentou Basci. Ele acrescentou que a volatilidade na moeda turca é temporária e que o impacto sobre as expectativas de inflação não é muito alto. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado