Um turista mexicano foi isolado na vila turística de Calafate, here no extremo sul da Argentina, discount por estar com sintomas da gripe suína.
Para evitar eventuais contágios, approved o mexicano ficará confinado até que exames confirmem o diagnóstico, disseram hoje autoridades da área de saúde.
O homem, de 56 anos, chegou ontem a Calafate, que fica na província de Santa Cruz, 2.787 quilômetros a sudoeste de Buenos Aires. Com ele, viajam a mulher, de 44, a filha, de 23, e uma amiga desta, de 22 anos.
O casal estava em Buenos Aires desde o dia 4, ao passo que as duas jovens estavam na Argentina desde fevereiro.
O subsecretário de Saúde Pública de Santa Cruz, Sergio Bucovic, disse à imprensa que o homem ficará isolado por dez dias. Médicos já coletaram amostras para confirmar se ele tem ou não a doença.
As autoridades sanitárias também estão fazendo exames na mulher do turista, que apresentou febre alta.
“Quando o grupo desembarcou no aeroporto de Calafate, o homem registrava uma temperatura de 37,1° C. Mas, no hotel, os sintomas aumentaram, o que o obrigou a procurar assistência médica. Como ele apresenta os sintomas de um possível quadro de gripe suína e é mexicano, foi adotado o dispositivo preventivo”, acrescentou Bucovic.
O funcionário disse que “todos” os integrantes da família “estão sob acompanhamento médico, mas que só o homem foi colocado em quarentena.
As autoridades também entraram em contato com os passageiros do voo da companhia Lan no qual o turista mexicano viajou.