Menu
Mundo

Trump tratará como ‘inimigo’ quem não disser ‘superinteligência’ em vez de IA

Presidente dos EUA defende substituir expressão por “superinteligência”, sem detalhar possíveis medidas

Redação Jornal de Brasília

08/10/2026 14h41

trump (1)

Foto: Andrea Hanks/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que quer impor o termo “superinteligência” para substituir “inteligência artificial”, afirmou nesta quinta-feira (8) que tratará como “inimigo” qualquer pessoa que não seguir essa linha.

“A Casa Branca considera um INIMIGO qualquer pessoa que utilize o termo ‘inteligência artificial’ em vez do novo termo, muito bem aceito e mais preciso, de ‘superinteligência'”, escreveu em sua rede Truth Social.

O presidente, que não detalhou como essa ameaça seria concretizada, já havia antecipado a mudança de nome em setembro, na Assembleia Geral da ONU, opinando que “soava muito melhor”.

Pouco depois, assinou um decreto para impor a nova terminologia aos órgãos governamentais.

Essa obrigatoriedade não se estende ao setor privado, embora a Meta, grupo de Mark Zuckerberg, já a tenha utilizado em comunicações internas, e Elon Musk, CEO da Tesla e aliado de Donald Trump, empregue o termo “superinteligência” em suas mensagens no X.

Defensor convicto dessa nova tecnologia, Trump busca conferir-lhe uma conotação positiva diante da crescente preocupação dos americanos com a segurança, somada a inúmeras manifestações locais contra a construção de centros de dados.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado