Menu
Mundo

Trump sugere prender em El Salvador quem queimar carros da Tesla

“Espero com ansiedade ver esses terroristas depravados receberem sentenças de 20 anos de prisão pelo que estão fazendo com Elon Musk e com a Tesla”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social

Redação Jornal de Brasília

21/03/2025 15h33

us politics trump

Foto: Mandel NGAN / AFP

O presidente americano, Donald Trump, sugeriu, nesta sexta-feira (21), enviar às prisões de El Salvador os “terroristas” que queimam carros da Tesla, a marca de seu aliado bilionário Elon Musk.

“Espero com ansiedade ver esses terroristas depravados receberem sentenças de 20 anos de prisão pelo que estão fazendo com Elon Musk e com a Tesla”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.

“Talvez possam cumpri-las nas prisões de El Salvador, que recentemente se tornaram famosas por suas excelentes condições”, acrescentou.

Segundo a ONG Human Rights Watch (HRW), “as pessoas presas no sistema penitenciário de El Salvador são isoladas do mundo exterior e a elas é negado qualquer recurso legal”.

No último fim de semana, o republicano enviou mais de 200 supostos membros da gangue venezuelana Tren de Aragua e da M-13 de El Salvador para serem presos.

A medida causou uma grande confusão porque um juiz federal suspendeu temporariamente a expulsão de migrantes em virtude de uma lei de guerra do século XVIII. O governo afirma ter cumprido a ordem a partir do momento em que o juiz a colocou por escrito.

As declarações de Trump são mais uma demonstração de seu apoio a Musk, o rosto visível do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) que realiza um corte drástico do gasto federal com demissões maciças.

Várias concessionárias da Tesla em todo o país foram vandalizadas nas últimas semanas e o preço das ações da companhia despencou.

Esta semana, a procuradora-geral Pam Bond qualificou o vandalismo contra a propriedade da Tesla como “terrorismo interno” em uma demonstração pública de apoio a Musk, o homem mais rico do mundo.

Nesta sexta, ela anunciou a apresentação de acusações não especificadas contra três pessoas acusadas de atacar veículos da Tesla, que podem pegar entre cinco e 20 anos de prisão.

Os três acusados, que não foram identificados, “enfrentarão todo o peso da lei” por usar coquetéis molotov para incendiar veículos Tesla e estações de carga no Oregon, Colorado e Carolina do Sul, segundo o Departamento de Justiça.

Na semana passada, Trump demonstrou seu apoio a Musk, “tratado de forma muito injusta”, segundo ele, expondo carros da Tesla nos jardins da Casa Branca, além de anunciar a compra de um.

bur-bjt/fg/erl/nn/dd/aa

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado