Menu
Mundo

Trump planeja substituir jardim icônico da Casa Branca por pátio de cimento

As discussões sobre o tema avaliam as possíveis disposições do novo complexo. Junto a equipes especializadas, Donald Trump analisa se o pátio seria construído com calcário ou se seria uma superfície que possibilita a adaptação para diferentes usos, como a instalação de “pisos de madeira para dança”

Redação Jornal de Brasília

19/02/2025 16h59

files us politics inauguration trump

Foto: AFP

GIOVANNA ARRUDA
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Como uma das mudanças propostas desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez, Donald Trump planeja substituir um dos locais mais famosos da Casa Branca por um pátio de cimento.=

Trump está avaliando “arrancar a grama” do Rose Garden, considerado um dos locais mais icônicos e preservados da Casa Branca. A intenção do republicano seria substituir o jardim por uma superfície semelhante a um pátio, como Trump tem em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, segundo o The New York Times.

As discussões sobre o tema avaliam as possíveis disposições do novo complexo. Junto a equipes especializadas, Donald Trump analisa se o pátio seria construído com calcário ou se seria uma superfície que possibilita a adaptação para diferentes usos, como a instalação de “pisos de madeira para dança”.

Conforme as fontes consultadas pelo NYT, as famosas rosas presentes no jardim permanecerão no local.

“Remodelar o Rose Garden para retirar a grama, mesmo que aparentemente preservando as plantas que dão nome ao local, seria uma mudança radical na tradição”.

De acordo com o NYT, Trump deseja construir ‘um salão de baile’ na Casa Branca. O local seria parecido com o salão que Trump tem em Mar-a-Lago. “Trump diz que custaria US$ 100 milhões (cerca de R$ 570 conforme cotação atual)”, diz o jornal. No entanto, ainda não foi definido se o salão de baile será construído onde nesta quarta-feira (19) está o Rose Garden.

As mudanças propostas por Trump teriam como objetivo recriar a experiência luxuosa de Mar-a-Lago, um clube e residência exclusivos para membros. O presidente busca transformar a Casa Branca em um espaço com melhor estrutura para receber convidados. “Quando está em Mar-a-Lago, Trump passa horas de suas noites no pátio, com os membros do clube e outros convidados VIP passando por sua mesa para prestar homenagem”, relata o NYT.

Esta não é a primeira mudança proposta por Trump nas dependências da Casa Branca. A decoração da residência oficial tem recebido os toques pessoais de Trump: no famoso Salão Oval, o presidente pendurou a foto de sua ficha criminal publicada no New York Post. “Trump quer pendurar um grande lustre no teto do Salão Oval”, diz o NTY.

O ROSE GARDEN

O jardim está localizado perto do Salão Oval e da Sala do Gabinete da residência oficial. Em 1902, a então primeira-dama Edith Roosevelt projetou um jardim colonial na Casa Branca junto ao jardineiro da presidência. Em 1913, Ellen Wilson assumiu o posto de primeira dama e substituiu o jardim colonial por um jardim de rosas, que ficaria conhecido como Rose Garden.

Conforme descrição do National Park Service, o desenho com o grande painel central de grama foi criado por Rachel Lambert Mellon em 1962 a pedido do presidente John F. Kennedy. “Três das quatro magnólias originais plantadas nos cantos homenageiam o presidente Kennedy”, relata o portal. “O atual Rose Garden reflete uma reforma em 2020 iniciada por Melania Trump [primeira-dama à época e atualmente]”.

Segundo o NYT, a reestruturação comandada por Melania há cinco anos exigiu diversas mudanças no jardim, inclusive no sistema de irrigação.

Segundo o portal The White House Historical Association, o local é conhecido por receber importantes eventos e aparições oficiais. No jardim, são realizados, por exemplo, coletivas de imprensa, entrega de prêmios e jantares formais. “Os presidentes assinam projetos de lei, fazem discursos, dirigem-se à nação e recebem dignitários estrangeiros dentro dos seus limites”, explica a associação. O local também já foi palco de cerimônias de casamento: um deles aconteceu em junho de 1971, quando Tricia Nixon, filha do então presidente Richard Nixon, se casou com Edward Cox em evento realizado no Rose Garden.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado