O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto para identificar e cortar fundos federais utilizados para migrantes sem documentos, informou a Casa Branca.
O decreto “ordena aos departamentos e agências federais que identifiquem todos os programas financiados pelo governo federal que atualmente proporcionam benefícios financeiros aos estrangeiros em situação irregular e que adotem medidas corretivas”, afirma o documento publicado na quarta-feira.
“Garante que os fundos federais destinados aos Estados Unidos e aos municípios não sejam utilizados para apoiar políticas de ‘santuários’ ou para ajudar a imigração ilegal”, acrescenta o texto.
O decreto “também impõe melhorias na verificação da elegibilidade, para impedir que sejam concedidos benefícios a pessoas em situação irregular nos Estados Unidos”.
O texto busca garantir que “os recursos dos contribuintes não sejam utilizados para estimular ou apoiar a imigração ilegal”.
Desde que assumiu a presidência em janeiro, Trump anunciou várias ações para limitar a imigração.
Trump prometeu a maior campanha de deportação de migrantes sem documentos da história dos Estados Unidos.
Segundo o jornal New York Times, os migrantes sem documentos geralmente não podem solicitar ajudas federais, salvo exceções em caso de emergência.
stu/sco/jvb/meb/fp
© Agence France-Presse