Menu
Mundo

Trump oficializa escolha de Marco Rubio como chefe da diplomacia dos EUA

Senador desde 2010, Rubio também tem posições linha-dura em relação a dois dos principais adversários dos EUA no mundo, o Irã e a China

Redação Jornal de Brasília

13/11/2024 17h35

us vote politics trump

O senador americano Marco Rubio, republicano da Flórida, discursa no comício de campanha do ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump em Reading, Pensilvânia, em 4 de novembro de 2024. (Foto de Ed JONES / AFP)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou nesta quarta-feira (13) a escolha do senador Marco Rubio, 53, para o cargo de secretário de Estado, um dos postos mais influentes em Washington e equivalente a ministro das Relações Exteriores no Brasil.

“Ele será um forte defensor da nossa nação, um verdadeiro amigo dos nossos aliados e um guerreiro destemido que nunca recuará diante dos nossos adversários”, escreveu Trump em comunicado.

Filho de imigrantes cubanos, Rubio nasceu em Miami e cresceu num ambiente em que a oposição ao comunismo era senso comum. Quando criança, chegou a dizer ao avô, um exilado da ditadura, que um dia derrubaria Fidel Castro. Os posicionamentos duros contra líderes de esquerda marcaram toda a carreira do atual senador.

Senador desde 2010, Rubio também tem posições linha-dura em relação a dois dos principais adversários dos EUA no mundo, o Irã e a China.

No Senado, Rubio pressionou o governo Biden a ser mais agressivo contra a China, pedindo um embargo completo contra a empresa de tecnologia Huawei. Também disse em entrevistas recentes que a Ucrânia precisa negociar uma paz com a Rússia, não tentar recapturar seu território à força.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado