Menu
Mundo

Trump diz que há ‘chance real’ de concluir acordo de paz em Gaza

Presidente americano afirmou que os EUA estão próximos de viabilizar um pacto que prevê libertação de reféns e retirada gradual de forças israelenses de Gaza

Redação Jornal de Brasília

07/10/2025 14h10

Foto: Chip Somodevilla / POOL / AFP

Foto: Chip Somodevilla / POOL / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (7) que existe uma “chance real” de um acordo de paz para Gaza, enquanto negociadores de Israel e do movimento islamista Hamas mantêm discussões indiretas no Egito.

Em declarações a repórteres no Salão Oval, Trump acrescentou que os negociadores americanos estão envolvidos nas discussões, que coincidem com o segundo aniversário do sangrento ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza.

“Estamos muito perto de chegar a um acordo sobre o Oriente Médio que trará paz ao Oriente Médio”, disse Trump, que estava acompanhado pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney.

“Há uma chance real de conseguirmos fazer algo”, acrescentou, insistindo que os Estados Unidos querem a “libertação imediata dos reféns”.

Um dos pontos-chave do plano de paz é a libertação de reféns israelenses em Gaza em troca de palestinos detidos em prisões israelenses.

As principais pontas soltas levantadas pela proposta de Trump são o desarmamento do Hamas, sua saída do governo de Gaza e a retirada das forças israelenses do território palestino.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado