Menu
Mundo

Trump diz que arquivos sobre assassinato de JFK serão desclassificados amanhã

“Estando aqui, achei que seria apropriado. Amanhã anunciaremos e disponibilizaremos todos os arquivos de Kennedy.”

Redação Jornal de Brasília

17/03/2025 20h36

us politics trump culture

O presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do presidente do Conselho de Administração do Kennedy Center, Richard Grenell (E), e dos curadores Sergio Gor, visitam o John F. Kennedy Center for the Performing Arts em Washington, DC, em 17 de março de 2025. Trump foi nomeado presidente do Kennedy Center em 12 de fevereiro de 2025, quando um novo conselho de administração leal ao presidente dos EUA trouxe seu agressivo selo de direita e anti-“woke” para o principal local de artes de Washington. (Foto de Jim WATSON / AFP)

Os arquivos restantes do governo dos Estados Unidos sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy serão divulgados amanhã, informou nesta segunda-feira (17) o presidente Donald Trump, que havia prometido em janeiro desclassificar esses documentos.

Trump fez o anúncio durante uma visita ao centro cultural Kennedy, em Washington: “Estando aqui, achei que seria apropriado. Amanhã anunciaremos e disponibilizaremos todos os arquivos de Kennedy.”

Em 23 de janeiro, Trump assinou um decreto para desclassificar os arquivos sobre os assassinatos do presidente Kennedy e de seu irmão Bobby Kennedy, bem como o do líder dos direitos civis Martin Luther King Jr..

O caso de JFK ainda alimenta teorias da conspiração, 60 anos após a sua morte. “Temos um volume enorme de documentos, vocês terão muito para ler. Acho que não vamos censurar nada”, disse Trump.

Nos últimos anos, os Arquivos Nacionais desclassificaram dezenas de milhares de arquivos relacionados com o caso, mas milhares de documentos foram retidos por motivo de segurança nacional. Em dezembro de 2022, quando foi feita a última publicação, indicou-se que 97% do material disponível havia se tornado público.

Especialistas consideram improvável que os documentos que ainda não foram divulgados contenham revelações impactantes ou ponham fim às hipóteses populares sobre o assassinato do 35º presidente dos Estados Unidos.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado