Menu
Mundo

Trump chama troca de prisioneiros de ‘vitória para Putin’

“Os russos conseguiram um bom acordo”, disse o candidato republicano sobre o maior acordo de libertação de prisioneiros desde o final da Guerra Fria

Redação Jornal de Brasília

02/08/2024 12h52

trump

FOTO: PATRICK T. FALLON / AFP

O ex-presidente americano Donald Trump criticou duramente a troca de prisioneiros entre Rússia e Ocidente, qualificando como “vitória de Putin”, durante uma entrevista divulgada nesta sexta-feira(2).

“Os russos conseguiram um bom acordo”, disse o candidato republicano sobre o maior acordo de libertação de prisioneiros desde o final da Guerra Fria.

A troca de 26 pessoas inclui, entre os nomes mais conhecidos, o jornalista americano do Wall Street Journal Evan Gershkovich.

“Acho que é maravilhoso que Evan retorne” aos Estados Unidos, disse Trump a Fox Business. “Mas esses acordos são horríveis, provocarão um número considerável de sequestros”, considerou.

Além do jornalista, que estava preso desde março de 2023, também está entre os libertados o ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, Paul Whelan, preso por espionagem na Rússia desde o final de 2018.

“Não vou criticar” este acordo, afirmou o magnata republicano, reforçando que é “bom que tenham voltado”. Mas os russos “fizeram um grande negócio e um mal precedente foi aberto”, afirmou.

“É uma vitória para Putin”, afirmou em referência ao presidente russo.

O candidato republicano acrescentou que o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, sua nova adversária nas eleições de novembro, “não são respeitados” no cenário internacional.

cjc/eml/gv/jc/dd

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado