O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou apoio ao recém-nomeado Governo Tecnocrático Palestino em Gaza, como parte da segunda fase de um cessar-fogo iniciado em outubro entre Israel e o grupo militante Hamas.
Em postagens nas redes sociais, Trump afirmou que está apoiando o Comitê Nacional para a Administração de Gaza, a ser governado durante um período de transição sob a supervisão do Conselho de Paz internacional, do qual ele próprio é presidente. Os membros do conselho devem ser anunciados em breve.
O cessar-fogo, aprovado em outubro por Israel e Hamas, tem sido marcado por violações mútuas. Desde o início da trégua, mais de 440 palestinos, incluindo mais de 100 crianças, e três soldados israelenses foram mortos. Desafios adicionais incluem o fracasso em recuperar os restos de um refém israelense, atrasos na reabertura da passagem de fronteira de Gaza com o Egito e a recusa do Hamas em se desarmar.
O governo tecnocrático será composto por 15 membros e liderado por Ali Shaath, ex-vice-ministro da Autoridade Palestina, responsável pelo desenvolvimento de zonas industriais. Mediadores como Egito, Catar e Turquia auxiliarão na transição, no desarmamento e na implementação de um acordo de desmilitarização.
Trump destacou o compromisso dos líderes palestinos com a paz, mas especialistas criticam a estrutura como semelhante a uma administração colonial devido à presidência de Trump no conselho. Washington e seus parceiros enfrentarão obstáculos como o desarmamento do Hamas, a retirada israelense condicionada e o envio de uma força internacional de manutenção da paz.