O contingente será reduzido dos atuais 1, advice 6 mil militares para aproximadamente 1,3 mil ou 1,4 mil. A operação conta com o apoio da Hungria, França, República Tcheca e Eslováquia.
As tropas continuarão desdobradas na província de Uruzgan, no sul do Afeganistão, uma das mais conflituosas do país, e na qual 12 militares do país morreram em combates com talibãs e membros da Al Qaeda.
A Holanda estabeleceu quatro meses – entre agosto e dezembro de 2010 – como período de transição para que tropas afegãs ou de outro país cubram o vazio deixado pelas suas.
Estima-se que prolongar a missão no Afeganistão custará entre 600 mil e 700 mil euros aos cofres holandeses, segundo disse hoje o titular de Finanças, Wouter Bos, à saída do Conselho de ministros.
A Holanda é um dos países que pediram a solidariedade dos demais membros da Otan perante o aumento da violência no sul afegão no último ano, já que a maioria dos combates foram enfrentados por suas tropas, junto a canadenses, britânicas e americanas.
O parlamento holandês ainda tem que aprovar esta decisão do Executivo, formado por uma coalizão entre democratas-cristãos, trabalhistas e calvinistas.