Menu
Mundo

Tribunal indiano aprova réplica do mundo de Harry Potter em festival hindu

Arquivo Geral

12/10/2007 0h00

A Justiça indiana deu hoje sinal verde para o uso de uma réplica do mundo de Harry Potter como decoração em um festival hindu na cidade de Calcutá, pilule o que levou a criadora do bruxinho, more about J.K. Rowling, viagra buy a impetrar um processo por violação de direitos autorais.

O Tribunal Superior de Délhi autorizou os decoradores e o comitê responsável do festival de Calcutá a usar as idéias de Rowling.

“Mas a permissão vale apenas para esta vez”, afirmou o juiz S. K. Kaul, citado pela agência indiana “Ians”.

Em sua defesa, os organizadores da festa alegaram ao tribunal que não têm fins lucrativos, mas apenas de caridade e, por isso, conseguiram que os juízes relevassem a intenção de Rowling de obter uma indenização de US$ 50 mil.

No entanto, o tribunal alertou aos réus que, se no futuro voltarem a usar idéias ou personagens da autora britânica, deverão obter antes sua autorização.

Por ocasião do festival de Durga Puja, um comitê de um bairro de voluntários dos arredores de Calcutá decidiu acrescentar à habitual decoração de rua um elemento inovador inspirado no mundo de Harry Potter.

Para isso, começaram a construir uma tenda de lona cujo exterior imitava o castelo de Hogwarts, a escola de bruxaria onde o mago adolescente estuda, e inclusive começaram a fazer a réplica de um trem parecido com o “Hogwarts Express”, que leva os estudantes ao local mágico.

No entanto, o comitê foi processado por J.K. Rowling por ter violado a lei de direitos autorais da Índia.

A festa hindu, também conhecida como “Dussehra”, dedicada à deusa Durga, é uma das festividades religiosas mais importantes da Índia, principalmente em Bengala (cuja capital é Calcutá), onde é a divindade mais venerada.

Por ocasião da festa de Durga Puja, é comum que nos vários bairros se ergam enormes tendas para abrigar a figura da deusa, que é visitada por milhares de devotos.

Em Bengala, onde a festa é a mais importante do ano, os muitos grupos encarregados de organizar as cerimônias em seus bairros buscam tornar suas tendas públicas as mais chamativas e extravagantes possível.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado