Menu
Mundo

Trabalhadores evacuam usina nuclear japonesa de Fukushima após alerta de tsunami

“Evacuamos todos os trabalhadores e funcionários” na usina de Fukushima, que foi desativada após ser atingida por um tsunami em 2011, disse à AFP uma porta-voz da TEPCO, a empresa que opera a planta

Redação Jornal de Brasília

30/07/2025 2h43

us russia japan earthquake tsunami

Moradores e visitantes ficaram presos no trânsito ao tentarem sair do Porto de Ala Way, em Waikiki, Oahu, Havaí, em 29 de julho de 2025, após um terremoto de magnitude 8,7 no extremo leste da Rússia ter acionado alertas de tsunami. Um forte terremoto de magnitude 8,7 no extremo leste da Rússia provocou alertas de tsunami em partes do Pacífico, incluindo Japão, Havaí, Rússia e Equador, e alertas ao longo da costa da Califórnia, informaram autoridades americanas na noite de 29 de julho. O forte tremor desencadeou alertas de ondas de até três metros (10 pés), possivelmente atingindo as costas da Rússia, Havaí e até mesmo Equador e Chile ao longo da costa oeste da América do Sul, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos EUA, com sede em Honolulu, Havaí. (Foto de Eugene Tanner / AFP)

Os funcionários da usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, foram retirados nesta quarta-feira (30, data local) após um terremoto de magnitude 8,7 próximo da costa leste da Rússia, que desencadeou alertas de tsunami no Pacífico.

“Evacuamos todos os trabalhadores e funcionários” na usina de Fukushima, que foi desativada após ser atingida por um tsunami em 2011, disse à AFP uma porta-voz da TEPCO, a empresa que opera a planta. A fonte acrescentou que não foram observadas “anomalias” no local.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado