Menu
Mundo

Tornado nos EUA deixa ao menos 50 mortos em Kentucky

“Acredito que há mais de 50 mortos em Kentucky (…) provavelmente entre 70 e 100 (mortos), é devastador”, disse o governador do estado

Redação Jornal de Brasília

11/12/2021 10h57

Foto: AFP

Ao menos 50 pessoas morreram em Kentucky na passagem de um tornado, declarou neste sábado (11) o governador desse estado, Andy Beshear, em um momento em que várias regiões dos Estados Unidos estão afetadas por tempestades.

Várias cidades de Kentucky foram devastadas pelo fenômeno.

“Acredito que há mais de 50 mortos em Kentucky (…) provavelmente entre 70 e 100 (mortos), é devastador”, disse em entrevista coletiva.

O governador acrescentou que este foi “o tornado mais grave na história de Kentucky”.

O colapso do teto de uma fábrica de velas deixou um grande número de vítimas na cidade de Mayfield, afirmou o governador.

“Antes de meia-noite (de sexta-feira), declarei estado de emergência”, afirmou.

Depósito da Amazon

As tempestades deixaram vítimas e danos em vários estados do sudeste e centro-sul dos Estados Unidos na sexta-feira.

Mais cedo, outra tempestade devastou um centro de distribuição da Amazon no estado de Illinois, segundo as autoridades locais. A imprensa informou que cem trabalhadores estavam presos no local.

Neste sábado pela manhã, equipes de emergência trabalhavam no resgate dos funcionários deste depósito, do qual um terço foi reduzido a escombros.

Os funcionários trabalhavam no turno noturno processando milhares de pedidos antes das festas de fim de ano.

A agência de gestão de emergências de Collinsville descreveu o ocorrido como um “incidente com muitas vítimas” e com “várias pessoas presas no depósito da Amazon”.

Um alerta de tornado estava ativo para o local no momento do incidente.

Imagens que estavam sendo compartilhadas nas redes sociais e nos canais de televisão americanos mostravam como uma grande parte do teto do depósito da Amazon em Edwardsville foi arrancada pelo fenômeno, enquanto uma de suas paredes desabou.

Escombros eram vistos por todo o local, mas não ficou claro até o momento se houve feridos ou mortos nessa instalação.

O governador de Illinois, JB Pritzer, disse na sexta-feira: “Minhas orações estão com as pessoas de Edwardsville esta noite”.

A polícia e a agência de emergências do estado “estão coordenando de perto com as autoridades locais e eu continuarei monitorando a situação”, acrescentou.

Em um comunicado enviado à mídia local, o porta-voz da Amazon, Richard Rocha, disse que “a segurança e o bem-estar dos nossos empregados e sócios é nossa principal prioridade agora. Estamos atendendo a situação e compartilharemos informações adicionais assim que tivermos”.

Enquanto isso, outra pessoa morreu em Arkansas e quase 20 estavam presas depois que um tornado atingiu um lar de idosos, segundo a imprensa local.

Um oficial do condado de Craighead, Marvin Day, disse aos canais de televisão locais que os socorristas conseguiram retirar as pessoas presas dali, mas que a estrutura estava “bastante destruída”.

No Tennessee, ao menos duas pessoas morreram em acidentes relacionados com as tempestades, segundo um responsável da gestão de emergências citado pela mídia local.

©️ Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado