Menu
Mundo

Tesouro insta parceiros a aumentarem resiliência de suas cadeias de minerais críticos

Os participantes do encontro ministerial incluíram tesoureiros e ministros da Austrália, Canadá, União Europeia, México e Reino Unido

Redação Jornal de Brasília

12/01/2026 19h48

scott bessent

Scott Bessent. Foto: MANDEL NGAN/AFP

São Paulo, 12 – O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, convocou uma reunião de ministros das Finanças para discutir soluções para garantir e diversificar cadeias de suprimento de minerais críticos, especialmente elementos de terras raras.

Os participantes do encontro ministerial incluíram tesoureiros e ministros da Austrália, Canadá, União Europeia, México e Reino Unido. O Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer; o presidente e diretor do Banco de Exportação e Importação dos EUA, John Jovanovic; e o diretor executivo do JP Morgan, Jay Horine, também estavam presentes.

Ao longo das discussões, os participantes expressaram um forte desejo compartilhado de abordar rapidamente as principais vulnerabilidades nas cadeias de suprimento de minerais críticos, segundo nota do Departamento. “Os Estados Unidos destacaram ações e investimentos já realizados, bem como etapas planejadas para criar cadeias de suprimento de minerais críticos resilientes, seguras e diversificadas”, acrescentou.

Bessent ainda expressou otimismo de que as nações buscarão uma redução prudente de riscos em vez de desacoplamento, e que entendem bem a necessidade de corrigir as deficiências atuais nas cadeias de suprimento de minerais críticos. Segundo o comunicado, ele instou os participantes a aumentarem a resiliência de suas cadeias de suprimento.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado