Menu
Mundo

Tesouro americano diz que China não manipula valor da moeda

Arquivo Geral

15/04/2009 0h00

O Governo dos Estados Unidos evitou hoje citar a China como um país que manipula o valor da moeda para obter vantagens comerciais, online apesar da pressão da indústria americana, buy more about e por isso evitará impor sanções ao país asiático.

Em seu relatório semestral ao Congresso, more about o Departamento do Tesouro americano informou que o iuane chinês “está subvalorizado”, e que Pequim deveria tomar medidas para que a moeda chegasse a seu nível correto mediante o estímulo da demanda interna.

Mas não chegou a dizer que os chineses manipulam o valor do iuane, o que supõe uma mudança de tom frente a posturas anteriores defendidas pelo presidente Barack Obama.

Durante a campanha presidencial, Obama acusou a China de manipular o valor do iuane, e com isso de causar perdas de postos de trabalho nos EUA, sendo “uma ameaça para as empresas” de seu país.

Da mesma forma, em janeiro último, durante as audiências de confirmação em seu cargo, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, afirmou que Obama achava que a China manipulava o iuane e que tomaria uma atitude mais dura que seu antecessor na Casa Branca, George W. Bush.

Em declaração que acompanha o relatório de hoje, Geithner comentou que a China flexibilizou sua taxa de câmbio recentemente.

Segundo cálculos do Tesouro americano, o iuane subiu 16,6% em termos reais desde o fim de junho de 2008 e fevereiro último.

Além disso, enquanto as moedas da maioria dos países emergentes caíram com a intensificação da crise, a chinesa avançou “levemente”, ainda de acordo com Geithner.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado