Menu
Mundo

Terroristas que planejavam sequestrar estrangeiros são detidos na Argélia

Arquivo Geral

02/06/2009 0h00

As forças policiais argelinas detiveram, this web em Argel, quatro terroristas que planejavam sequestrar cidadãos estrangeiros, informaram hoje fontes de segurança.

Os quatro eram originários de bairros populares da capital e um deles, de 30 anos e identificado com o pseudônimo de Abu Djendel, trabalhava como guarda de um jardim público do bairro de Bab el-Oued, perto da Direção Geral da Polícia.

Este tinha a missão de realizar um acompanhamento dos cidadãos estrangeiros que visitavam um museu que é uma das principais atrações turísticas da capital.

Djendel devia informar aos outros três terroristas sobre a hora de chegada dos estrangeiros, seus movimentos e hábitos, a fim de preparar o sequestro, segundo as fontes.

A Polícia suspeitou do guarda e o interrogou, o que permitiu a detenção de seus três cúmplices e a descoberta dos planos.

O sequestro de cidadãos estrangeiros é uma prática habitual da organização terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), especialmente no sul da Argélia e na área fronteiriça com Mali e Níger.

No entanto, há vários anos não ocorre uma ação deste tipo em Argel, onde a vigilância policial é extrema.

Há poucos dias, as forças de segurança desarticularam, também em Argel, uma rede de apoio à AQMI integrada por 12 pessoas, habitantes de bairros populares da capital.

Esta rede oferecia ajuda e apoio aos ativistas armados do braço da Al Qaeda e pôde ser desmantelada graças a informações obtidas da agenda de um telefone celular apreendido de um terrorista morto em maio na província de Boumerdès.

Um dos detidos viajava regularmente a países estrangeiros, especialmente à França, disseram fontes de segurança, acrescentando que, durante a operação, foram apreendidos “importantes documentos”, mas não deram mais detalhes sobre seu conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado