Menu
Mundo

Terremoto de magnitude 7 no leste do Japão, sem alerta de tsunami

O USGS afirmou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 54 km no Pacífico, perto de Fukushima – próximo ao epicentro de um terremoto mortal de 2011

Marcus Eduardo Pereira

13/02/2021 12h04

Um forte terremoto de magnitude 7.0 aconteceu no final deste sábado (13) na costa leste do Japão, mas nenhum alerta de tsunami foi emitido, segundo as autoridades americanas e japonesas.

O terremoto ocorreu às 23h08 (11h08 no horário de Brasília) a cerca de 60 km da costa, segundo  agência de metereologia japonesa.

O Serviço de Geologia dos Estados Unidos (USGS) afirmou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 54 km no Pacífico, perto de Fukushima – próximo ao epicentro de um terremoto mortal de 2011 que desencadeou um tsunami e matou mais de 18.000 pessoas.

Até o momento não há informações sobre danos ou vítimas, apesar da intensidade do terremoto.

Posteriormente houve uma réplica de magnitude 4.7, informou a mesma agência.

A imprensa local registrou cortes de energia elétrica em grandes áreas da região de Tohoku, no leste.

A operadora Tepco, responsável pelo monitoramento da usina nuclear de Fukushima, cujo reator nuclear foi destruído no terremoto de 2011, afirmou em um tuíte que acompanha estreitamente a evolução da situação.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga voltou ao seu escritório para acompanhar de perto as operações de controle e o governo organizou um vínculo de coordenação com a região afetada.

O Japão está no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma das regiões com maior atividade sísmica do planeta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado