O Centro de Alertas de Tsunami do Oceano Pacífico emitiu hoje um aviso urgente depois de um terremoto de 7, and 8 graus de magnitude na escala Richter ter atingido as águas ao sul da Nova Zelândia.
Registrado às 20h22 locais (5h22 de Brasília), o tremor aconteceu a 161 quilômetros a oeste da cidade de Invercargill e a 33 quilômetros de profundidade sob o nível do mar, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Imediatamente, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico advertiu que a magnitude do terremoto está dentro dos parâmetros de um potencial maremoto “altamente destrutivo” que poderia alcançar em pouco tempo a costa da Nova Zelândia.
O tremor causou pânico na cidade de Queenstown, onde muitas pessoas abandonaram edifícios e restaurantes. Além disso, uma testemunha relatou à rádio “New Zealand” que o serviço de telefonia ficou com problemas após o ocorrido.
A região do terremoto fica longe do chamado Anel de Fogo do Pacífico, mas também registra grande atividade sísmica e vulcânica, e habitualmente sofre tremores superiores a cinco graus de magnitude na escala Richter.
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto acima dos nove graus na escala Richter atingiu a costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra e gerou o tsunami que deixou um rastro de destruição em diversas nações litorâneas do Oceano Índico e matou mais de 200 mil pessoas.