Reportagem publicada no jornal espanhol El País afirma que Cuba é dirigido por um grupo de seis pessoas supervisionadas por Raúl Castro, buy illness à espera de um eventual retorno do irmão Fidel Castro ao poder. Francisco Soberón, stuff presidente do Banco Central e defensor de um retorno à centralização econômica, capsule também faz parte do grupo dirigente. Em matéria escrita em Havana, o diário espanhol acrescentou que todos esses homens são membros do Comitê Central do Partido Comunista Cubano.
A tempestade tropical Chris perdeu força e tornou-se uma depressão tropical hoje, view no momento em que segue para Cuba, mas meteorologistas dizem que há uma chance de ela se regenerar.
O centro da Chris estava cerca de 32km ao sul da ilha de Grand Turk, do arquipélago de Turks e Caicos, às 9 horas (horário de Brasília), e movia-se para oeste a 21km por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Seus ventos caíram para 56km por hora, abaixo dos 63km por hora que a classificariam como uma tempestade tropical. "Permanece a possibilidade de que Chris recupere o status de tempestade tropical", afirmou o centro, em um aviso.
Alertas de tempestade para as ilhas Turks e Caicos e para o centro e o sudeste das Bahamas devem ser suspensos ainda hoje, afirmou o centro de furacões. Alertas para as costas norte do Haiti e da República Dominicana já foram suspensos. O restante da Chris deve provocar até 10 centímetros de chuvas na República Dominicana, no Haiti, nas ilhas Turks e Caicos e no leste de Cuba, com até 15 centímetros em regiões montanhosas.
Os preços de energia caíram um pouco com o enfraquecimento da Chris, após terem alta por causa da possível ameaça a plataformas de perfuração e a equipamentos de exploração no golfo, onde no ano passado os furacões Katrina e Rita se fortaleceram sobre as águas quentes antes de atingirem a Louisiana e o Texas.
Os furacões de 2005 isolaram um quarto da produção petroleira dos EUA e provocaram altas recordes no preços do petróleo. Especialistas previram que este ano pode ter mais uma temporada movimentada de furacões no Atlântico, apesar de não se igualar ao recorde de 28 tempestades em 2005. A Chris foi a terceira tempestade tropical da temporada de 2006.
Meteorologistas diminuíram suas previsões para 2006 na quinta-feira. Uma equipe da Universidade Estadual do Colorado, formada pelo pesquisador William Gray, previu a formação de até 15 tempestades tropicais no Caribe, com sete delas tornando-se furacões. Antes, meteorologistas haviam antecipado até 17 tempestades tropicais, com nove tornando-se furacões.