Menu
Mundo

Temendo nova variante do vírus, Hong Kong abaterá 2 mil animais

A decisão de sacrificar os bichos foi tomada depois que as autoridades de saúde detectaram alguns casos de covid em um pet shop

Agência Estado

19/01/2022 7h56

Local medical workers hold a strike near Queen Mary Hospital as they demand the city close its border with China to reduce the coronavirus spreading, in Hong Kong on February 3, 2020. – Hong Kong has 15 confirmed cases of the disease, many of them brought over from the Chinese mainland where the epidemic began and has so far killed more than 360 people. (Photo by Anthony WALLACE / AFP)

Hong Kong vai sacrificar cerca de 2 mil animais depois que alguns testaram positivo para coronavírus, no momento em que a cidade se empenha em manter a estratégia de “covid zero” determinada por Pequim. A decisão de sacrificar os bichos foi tomada depois que as autoridades de saúde detectaram alguns casos de covid em um pet shop.

A secretária de Saúde do território, Sophia Chan, disse que o governo local pretende preservar a saúde pública depois que um funcionário da loja e um cliente também testaram positivo para covid-19 após entrarem em contato com alguns hamsters. O funcionário foi infectado com a variante Delta, muito rara em Hong Kong.

A cidade tem seguido rigidamente a política chinesa de “covid zero”. Por isso, Hong Kong vem registrando poucos casos de coronavírus. Por outro lado, o centro financeiro foi praticamente isolado do restante do mundo nos últimos dois anos

Precaução

“Internacionalmente não há evidências de que os animais transmitam o coronavírus aos humanos, mas tomaremos medidas de precaução contra qualquer vetor de transmissão”, explicou Chan. Inicialmente, foram detectadas 11 amostras positivas entre os hamsters à venda na loja Little Boss, no distrito comercial de Causeway Bay – repleta de lojas de luxo e inúmeras opções gastronômicas, como restaurantes badalados e barracas de comida de rua.

As autoridades locais acreditam que os animais foram importados da Holanda e pediram aos que compraram um hamster depois de 22 de dezembro que o entreguem para ser sacrificado. Cerca de mil animais da Little Boss também serão abatidos, enquanto a equipe e os clientes serão submetidos a testes.

Importação

Outros mil hamsters de várias outras lojas de Hong Kong também serão sacrificados. “Eles estão excretando o vírus, que pode infectar outros animais e também seres humanos”, afirmou Thomas Sit, diretor-assistente do Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação de Hong Kong. Little Boss e outras lojas de animais deverão permanecer fechadas e a importação de mamíferos pequenos foi suspensa, segundo as autoridades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado