Menu
Mundo

Talibãs podem ter roubado armas dos EUA no Afeganistão

Arquivo Geral

12/02/2009 0h00

Dezenas de fuzis e outras armas correm o risco de terem sido roubadas no Afeganistão porque os militares americanos perderam seu controle, approved e parte desse armamento pode estar em poder dos Talibãs, sick informa o jornal “The Washington Post”.


O “Post” baseou-se no relatório que será apresentado hoje ao Congresso pelo Escritório de Controladoria (GAO, na sigla em inglês), uma agência do poder legislativo que prepara estudos a pedido dos deputados e senadores.


A auditoria do GAO determina que se perdeu a pista de mais de um terço das 242 mil armas leves doadas às forças afegãs pelos Estados Unidos, um arsenal que inclui milhares de fuzis AK-47, assim como morteiros, metralhadoras e lança-granadas.


Não há registros confiáveis que mostrem que ocorreu com outras 135 mil armas doadas por outros países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).


Os Estados Unidos invadiram o Afeganistão em outubro de 2001, e recentemente a operação militar estrangeira passou ao comando da Otan.


“Muitas das armas, fornecidas entre 2004 e 2008, ficaram em depósitos militares administrados por afegãos, nos quais há um grande histórico de deserções, roubos e sistemas de vigilância deficientes”, acrescentou o jornal.


“Frequentemente os armazéns consistem em galpões com portas de madeira e um cadeado”, sustenta.


Além disso, procedimentos contábeis básicos como o registro dos números de série das armas, foram omitidos, o que pôs o armamento, avaliado em milhões de dólares, “em grave risco de roubo ou perda”, acrescenta o documento, citado pelo “Post”.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado