Menu
Mundo

Talibã proíbe homens de fazerem a barba

Segundo o grupo fundamentalista, o hábito de fazer a barba viola a lei islâmica Sharia

Redação Jornal de Brasília

27/09/2021 8h22

Foto: Karim Jafaar/AFP

O Talibã proibiu homens de raspar ou aparar barbas. Cabeleireiros da província de Helmand, no Afeganistão, estão impedidos de realizarem o serviço.

O anúncio foi feito e levado aos estabelecimentos locais neste domingo (27). Outras regiões, como Cabul, também já receberam ordens semelhantes. Segundo o Talibã, o hábito de fazer a barba viola a lei islâmica Sharia.

“Informo que a partir de hoje fazer a barba e tocar música em barbearias e banheiros públicos está estritamente proibido. Se forem descobertos, serão tratados de acordo com os princípios da Sharia e não terão o direito de fazer reclamações”, dizia a comunicado, segundo informou a emissora CNN.

A decisão é um sinal de que o Talibã deve seguir medidas de acordo com seu governo anterior (1996-2001), ao contrário do que chegou a ser anunciado logo após a tomada de poder no mês passado. O mulá Nooruddin Turabi já reforçou o posicionamento em anúncio recente, quando informou que o grupo ia retomar amputações e execuções para deter criminosos.

No sábado, integrantes do Talibã na cidade de Herat mataram quatro supostos sequestradores e penduraram seus corpos em público. “Os combatentes continuam vindo até aqui e nos mandam parar de aparar barbas. Um deles me disse que podem enviar inspetores disfarçados para nos pegar”, disse, em entrevista à BBC, um barbeiro que trabalha em Cabul.

O dono de uma das maiores redes de salões da capital teme não conseguir manter a renda. Ele conta que recebeu um telefonema de alguém que afirma ser um funcionário do governo e foi instrupido a “parar de seguir os estilos americanos” e não raspar ou aparar a barba de ninguém.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado