Os serviços de inteligência da Polícia dinamarquesa detiveram nesta terça-feira dois irmãos de origem somali, de 18 e 23 anos de idade e possíveis militantes islamitas, por planejar um atentado terrorista na Dinamarca.
Um deles foi detido em sua residência em Aarhus, a segunda maior cidade do país, e o outro foi interceptado quando pousava no aeroporto de Copenhague, informaram os serviços de inteligência da Polícia dinamarquesa (PET, na sigla em dinamarquês).
“Os detidos são suspeitos de planejar um ato terrorista, entre outras coisas, através de conversas sobre métodos, alvos e uso de tipos de armas”, assinalou em comunicado o PET, que informou de registros em duas casas em Aarhus.
Um dos irmãos também é suspeito de ter recebido treinamento em um acampamento da organização terrorista islâmica Al-Shabaab na Somália.
Os dois estão na Dinamarca há 16 anos, possuem cidadania dinamarquesa e vivem na região de Aarhus.
Durante esta terça-feira, ambos passarão à disposição judicial no tribunal de Aarhus, onde será pedida sua prisão preventiva.