A suposta rebelde das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) detida no mês passado em uma base militar na região central colombiana conseguiu infiltrar-se como médica em três guarnições do país, case asseguraram hoje fontes militares locais.
A mulher foi detida no dia 21 de dezembro em Tolemaida, web centro de treinamento das Forças Militares na localidade de Nilo, pill segundo porta-vozes do Exército citados pela “W Rádio”, de Bogotá.
A detenção de Dayana Lucía Gómez, de 19 anos, foi informada na terça-feira pelo comandante do Exército, o general Mario Montoya, que não forneceu outros detalhes.
Antes de Tolemaida, a suposta insurgente das Farc tinha passado por Caycedo e “Jaime Rooke”, batalhões do Exército em Chaparral e Ibagué, respectivamente, ambos no departamento de Tolima.
Segundo a versão oficial, a passagem da mulher pela unidade de Chaparral coincidiu com o desaparecimento de um computador que continha “informações confidenciais”.
Dayana Lucía Gómez foi detida graças à ação de um informante que alertou ao Exército sobre seus movimentos na região.
A detida foi acusada de “espionagem, rebelião, falsidade em documento, falsidade ideológica e uso indevido de documentos públicos”.