Menu
Mundo

Suécia autoriza manifestação onde Alcorão pode ser queimado

Duas pessoas se manifestarão na quinta-feira entre as 13h e as 15h locais (8h e 10h de Brasília) diante da embaixada

Redação Jornal de Brasília

19/07/2023 13h45

Foto: AFP

A polícia sueca autorizou uma pequena manifestação em frente à embaixada do Iraque em Estocolmo na qual o organizador planeja queimar um Alcorão e a bandeira iraquiana, informaram nesta quarta-feira (19) a polícia e a imprensa local.

De acordo com a autorização consultada pela AFP, duas pessoas se manifestarão na quinta-feira entre as 13h e as 15h locais (8h e 10h de Brasília) diante da embaixada.

O organizador indicou que queria queimar um exemplar do livro sagrado dos muçulmanos durante a manifestação, de acordo com a agência TT, que apontava se tratar da mesma pessoa responsável pela queima do Alcorão em frente a uma mesquita de Estocolmo em junho.

A polícia afirmou que a permissão não foi concedida para uma solicitação oficial de queima de textos religiosos, mas sim para uma reunião pública, conforme o direito de liberdade de reunião, garantida pela Constituição. Isso não equivale a aprovar o ato, afirmou um porta-voz.

Em janeiro, um extremista da direita sueca-dinamarquês, Rasmus Paludan, queimou um Alcorão para denunciar como afetado com a Turquia para que a Suécia possa entrar na Otan.

E em 28 de junho, um refugiado iraquiano na Suécia – o mesmo por trás do protesto de quinta-feira, segundo a TT – queimou algumas páginas de um Alcorão na frente da maior mesquita de Estocolmo. Os dois atos foram condenados no mundo muçulmano.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado