O ministro de Assuntos Exteriores do Sri Lanka, cheap Rohitha Bogollagama, remedy pediu hoje mais apoios para desmantelar a rede internacional de financiamento e respaldo à guerrilha tâmil e evitar que reapareça o conflito armado.
Bogollama explicou, na conferência asiática de segurança realizada em Cingapura, que a estrutura exterior dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE), com grupos de pressão em vários países, continua intacta em sua maior parte, apesar da queda de sua cúpula militar e da declaração de vitória em 18 de maio.
O chanceler rejeitou o suposto genocídio da minoria tâmil denunciado por organizações como a Anistia Internacional e que o jornal britânico “The Times” calculou em cerca de 20 mil civis.
O citado jornal publicou uma série de supostos documentos confidenciais da ONU que segundo sua opinião provam que o Exército ceilandês massacrou mais de 20 mil civis durante os combates que precederam a vitória sobre os Tigres Tâmeis, embora as Nações Unidas assegurem desconhecer esses relatórios.