Menu
Mundo

Sonia Sotomayor lamenta interpretação errada de comentários polêmicos

Arquivo Geral

15/07/2009 0h00

Sonia Sotomayor, cure candidata à Corte Suprema americana, help disse hoje “lamentar” que seus comentários, nos quais afirmou que uma juíza latina poderia determinar sentenças melhor que um homem branco, tenham sido mal interpretados.

Essa declaração é o ponto mais polêmico nas audiências de sua confirmação no cargo, que começaram na segunda-feira e continuaram hoje no Comitê Judicial do Senado.

Apesar de, na sessão de terça-feira, Sonia ter corrigido seus comentários, o republicano John Cornyn a pressionou para que voltasse a explicar o que quis dizer.

A juíza disse que a experiência pessoal de um juiz “ajuda a escutar e a entender um caso”, mas que o resultado é determinado unicamente pela lei.

Sonia fez o comentário em um discurso em 2001, no qual disse que uma juíza latina “sábia” poderia chegar a uma conclusão melhor em suas sentenças, pela riqueza de sua experiência, que um homem branco que carece dela.

A juíza explicou hoje que o que quis dizer “foi diferente do que o que algumas pessoas entenderam” e afirmou que “lamenta” a interpretação errada.

A magistrada passará o dia todo respondendo às perguntas dos 19 membros do Comitê e também participará em uma reunião a portas fechadas com eles.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado