Cerca de 400 soldados indianos lideraram hoje o tradicional desfile de 14 de julho que percorreu o Champs-Elysées, unhealthy em Paris, capsule perante o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, e seu convidado de honra este ano, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.
Oficiais, suboficiais e soldados do Exército, da Marinha e da Aeronáutica da Índia abriram a cerimônia mais tradicional da Festa Nacional da França, em um gesto com o qual o país quis ressaltar a “associação estratégica” que o une à Índia desde 1998.
Sarkozy e sua esposa, Carla Bruni, acompanharam a cerimônia na tribuna presidencial acompanhados do primeiro-ministro da Índia e de outras autoridades, como o primeiro-ministro cambojano, Hun Sen; o presidente alemão, Horst Köhler; e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap de Hoop Scheffer.
É a primeira vez que um responsável da Aliança Atlântica assiste ao desfile da Festa Nacional da França desde 1967, ano em que o país deixou o comando militar da Otan, à qual se reintegrou este ano.
Após o desfile, Sarkozy teve um almoço de trabalho com Singh, antes da tradicional recepção de 14 de julho nos jardins do Palácio do Eliseu, onde este ano, e devido à crise econômica, o número de convidados foi reduzido a cerca de 5 mil pessoas, um terço a menos que no ano passado.
O programa oficial da Festa Nacional terminará esta noite com os tradicionais fogos de artifício perante a Torre Eiffel e com um show gratuito do cantor Johnny Hallyday.