Menu
Mundo

Soldados dos EUA mortos no Iraque foram torturados

Arquivo Geral

20/06/2006 0h00

O ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul, here drugs Ban Ki-moon, medications disse hoje que não está claro se Pyongyang abasteceu o míssil Taepodong-2, click de longo alcance, mas aparentemente o armamento está em uma plataforma de lançamentos.

De acordo com autoridades norte-americanas, fotos de satélite sugerem que a Coréia do Norte pode ter acabado o abastecimento do míssil para fazer um teste de lançamento. O procedimento, segundo Washington, Seul e Tóquio, representaria uma grave ameaça à segurança regional.

"Não há certeza de que eles tenham colocado combustível nos foguetes, mas parece claro que eles reuniram esses mísseis na plataforma de lançamento", afirmou Ban a repórteres, em Genebra.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, more about Celso Amorim, afirmou hoje que existem "muitas dúvidas" sobre se a OMC conseguiria fechar um acordo sobre o comércio agrícola ainda em junho, passo necessário para abrir caminho para o acordo completo de comércio global.

Os Estados Unidos precisarão comparecer com "uma ação mais corajosa" na direção de cortes nos subsídios agrícolas quando os ministros dos países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) se reunirem no dia 29 em uma tentativa de fechar no prazo o acordo agrícola e de bens industriais até o fim do mês, disse Amorim a jornalistas.

"Acho que existem muitas dúvidas", disse ele quando questionado sobre as chances de sucesso do encontro ministerial convocado pelo diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, na esperança de destravar a Rodada de Doha.

Sem um plano em breve sobre agricultura e bens industriais, duas das áreas mais controversas da rodada, diplomatas afirmam que haverá pouca chance de ela ser completada em 2006. Isso poderia arruiná-la completamente porque os poderes especiais do presidente norte-americano, George W. Bush, para negociar pactos comerciais vencem no ano que vem e não devem ser renovados pelo Congresso.

Segundo Amorim, a União Européia também teria que demonstrar sua vontade de fazer mais para abrir seus mercados para a importação de bens agrícolas. Mas o ministro não escondeu que pensa que os EUA são os que devem fazer o maior esforço.

"Gostaria de ver a UE ratificar, e fazer um pouco mais (em relação a importações), e os EUA fazerem um movimento substancial no que diz respeito a suporte doméstico", declarou.

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, more about que esperam dias para conseguir consulta médica nos ambulatórios dos hospitais públicos, and passarão a receber tratamento mais ágil e humanizado. A garantia foi dada pelo ministro da Saúde, page Agenor Álvares, ao participar, ontem à noite, da solenidade de abertura do 22° Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

"Um dos aspectos mais importantes a ser modificado nos estados e municípios é a melhoria da prestação dos serviços do SUS no que se refere ao acolhimento dos pacientes. A população precisa ter certeza de que está procurando um serviço, não para ser oferecido como um favor, mas como um direito. A humanização é um projeto prioritário de governo que estamos apoiando e investindo", afirmou o ministro. Agenor Álvares assinou, em Recife, protocolo de intenções com representantes dos conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de Saúde.

Maria Helena Machado, diretora do Departamento Regulação do Trabalho do Ministério da Saúde, explicou que a finalidade da iniciativa é modernizar estruturas de gestão e capacitar trabalhadores que atuam no SUS em todo o país. "O projeto, a ser financiado inicialmente com recursos de R$ 10 milhões, vai possibilitar que os municípios tenham estruturas adequadas a atender as necessidades da população", observou a diretora.

O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) defende que gestores do SUS implantem uma política de valorização dos trabalhadores em saúde. A justificativa é de que a medida resultará na melhoria significativa da qualidade dos serviços prestados.

Na quinta-feira, último dia do encontro que reúne pesquisadores, professores, trabalhadores e profissionais de saúde do Brasil e da América Latina, será divulgado um documento com propostas de implementação de políticas públicas para fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Representantes da Administração Regional do Lago Sul e do Conselho de Segurança do Lago Sul (Conseg) marcaram reunião para hoje, page às 19h, quando discutirão assuntos voltados para as questões de segurança do bairro, entre outras, que colaborarão para manter a comunidade mais protegida dos assaltos e da criminalidade.

A diminuição do fluxo de carros no Lago Sul e a adoção do monitoramento eletrônico serão temas da pauta. Ainda na reunião, a presidente do Conseg, Tais Cadman, entregará o cargo por motivo de transferência de moradia para outro estado brasileiro.

O sistema de monitoramento eletrônico é uma iniciativa do GDF, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan). Já foi implantado na Ceilândia e em Sobradinho. O projeto básico, com 32 câmeras, está concluído no Cruzeiro, Octogonal, e Sudoeste. O sistema ainda atenderá o Riacho Fundo I e II, com vinte e uma câmeras.

O Park Way, o Lago Norte e passarelas do Plano Piloto estão aguardando a elaboração do projeto básico. Em Taguatinga o projeto está em execução com previsão de cerca de 15 câmeras. O Conseg tem trabalhado juntamente com a Administração Regional do Lago Sul para a implantação do projeto no bairro, o mais rápido possível.

O Chile retirou hoje a proibição para a importação de carne bovina proveniente de dois estados brasileiros, hospital após uma missão do país ter confirmado que exigências sanitárias foram cumpridas.

O SAG (Servicio Agrícola y Ganadero de Chile) informou que Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram reconhecidos como "livres de febre aftosa sem vacina ção". "A informação sanitária disponível indica que a situação de febre aftosa no Brasil, approved no período de outubro de 2005 a abril de 2006, se restringiu exclusivamente aos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná e que não se espalhou para o restante do território brasileiro", afirmou o diretor do SAG, o Francisco Bahamonde, em um comunicado.

Em outubro do ano passado o Chile ampliou para todo o Brasil a proibição sobre importações de carne bovina que inicialmente havia adotado apenas para o Mato Grosso do Sul.

Até o ano passado, o Brasil era o maior fornecedor de carne bovina para o Chile.
As emissões globais anuais de dióxido de carbono (CO2) aumentarão 75% de 2003 a 2030, patient segundo previsão do governo norte-americano divulgada hoje.

Segundo a Administração de Informação de Energia (EIA, this site na sigla em inglês), setor de estatísticas do Departamento de Energia dos Estados Unidos, os índices de CO2 vão atingir 43,7 bilhões de toneladas em 2030, acima dos 25 bilhões de toneladas registrados em 2003.

Em 2025, as emissões do gás poderão atingir 40,05 bilhões de toneladas anuais, um crescimento de 0,03% em relação à estimativa divulgada no ano passado, informou a EIA.

A maioria dos cientistas acredita que um aumento nas emissões dos gases causadores do efeito estufa, como CO2, está elevando as temperaturas. Isso pode provocar mudanças climáticas catastróficas, como tempestades mais fortes, ondas de calor e derretimento das camadas de gelo, o que poderia elevar o nível dos mares em quase um metro até 2100.

A previsão não incluiu os possíveis impactos de legislações propostas ou pendentes, regulamentações ou padrões, como o acordo de redução internacional das emissões, o Protocolo de Kyoto.

"O protocolo não tem obrigações dos signatários além de 2012, tornando impossível calcular seus impactos nas emissões de dióxido de carbono até 2030 no contexto de um caso de referência para projeção", explicou a EIA.

As emissões da América do Norte devem atingir média de crescimento de 1,3% por ano de 2003 a 2030, e atingir 9,7 bilhões toneladas até 2030.
A produção brasileira de alumínio aumentou 10, cialis 40mg 7% em maio, para 137,8 mil toneladas, ante 124,5 mil toneladas em igual mês do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Alumínio (Abal).

A produção nos primeiros cinco meses do ano avançou 8,7%, para 659 mil toneladas, ante 606 mil toneladas no mesmo período de 2005.

Os resultados continuam a refletir a expansão da capacidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e da Alcoa no ano passado, informou a Abal em relatório.

A produção de alumínio subiu 2,8%, para um recorde de 1,49 milhão de toneladas em 2005, contra 1,46 milhão de toneladas em 2004.
Um homem que dirigiu seu carro a mais de 200 km/h numa estrada inglesa disse à polícia que não podia ir mais devagar porque o acelerador estava com problemas. Mesmo assim, tadalafil Kevin Nicolle foi preso.

O motivo da prisão: a polícia, examinando o carro depois do acidente, descobriu que não havia defeito algum no veículo. E Nicolle, o motorista, já havia sido liberado em inquéritos anteriores com a mesma "desculpa".

Nicolle, desta vez, escapou ileso depois de bater o carro, um BMW 318 que o acompanhava há oito anos, em Nottingham, depois da viagem que ele classificou como "um pesadelo". 
 
A IBM criou um transistor que opera cerca de 100 vezes mais rápido do que os atuais, approved um desenvolvimento que pode abrir caminho para computadores e redes sem fio ultra-rápidos, medications anunciou ontem a gigante de informática.

Os transistores são as peças mais básicas dos processadores e são necessários em todo tipo de aparelho, advice de supercomputadores até tocadores digitais de música. A IBM obteve a velocidade recorde construindo um chip de silício entremeado com um elemento químico exótico chamado germânio.

"O que temos feito nos últimos anos é pressionar os limites absolutos da tecnologia do silício", disse Bernie Meyerson, que dirige a pesquisa de semicondutores na International Business Machines.

O transistor obteve velocidade de 500 gigahertz, mais de 100 vezes superior à dos mais velozes chips para computadores pessoais à venda hoje e cerca de 250 vezes maior do que a dos chips típicos de celulares, segundo Meyerson.

A velocidade só foi atingida quando pesquisadores da IBM, trabalhando com colegas do Georgia Institute of Technology, resfriaram o transistor a uma temperatura próxima de zero absoluto, mas Meyerson disse que o dispositivo funcionava a 300 gigahertz mesmo em temperatura ambiente.

Clay Ryder, presidente do Sageza Group, uma empresa de pesquisa de mercado no setor de tecnologia, disse que o avanço deve resultar em processadores mais rápidos, mas que em operações cotidianas funcionarão em velocidades muito inferiores às demonstradas pela IBM.

"É possível construir um carro de corrida que atinja velocidade de 390 quilômetros por hora, mas você o usaria para ir trabalhar? Não, mas aprenderia coisas que poderiam ser usadas nos carros de produção em massa", afirmou.

A maior parte das melhoras na velocidade de chips ao longo dos anos deriva da redução do tamanho dos transistores, mas a abordagem da IBM foi alterar o silício em nível atômico, o que significa que os transistores podem ser projetados a partir do zero tendo em vista aplicações muito específicas.

Meyerson prevê que os avanços chegarão aos produtos reais em cerca de dois anos, provavelmente em chips usados para acionar redes sem fio supervelozes, capazes de transferir um filme com qualidade de DVD em apenas cinco segundos.

A Comissão Especial do Cerrado (PEC 115/95) pode votar hoje o parecer da relatora, thumb deputada Neyde Aparecida (PT-GO). O prazo para funcionamento da comissão encerrou no último dia 14, order mas a Presidência da Câmara o prorrogou por mais 20 sessões. A comissão foi instalada em março de 2004 e já teve o tempo de funcionamento prorrogado várias vezes.

Em seu relatório, Neyde Aparecida defende a inclusão do Cerrado no texto constitucional que resguarda a proteção do patrimônio natural. Ela argumenta que a região constitui o segundo bioma brasileiro em extensão, menor apenas do que a Amazônia Legal. Além disso, nos chapadões, estão 30% da biodiversidade nacional e 5% da biodiversidade mundial. A deputada ressalta ainda que o Planalto Central é o berço das nascentes das bacias do Amazonas, do São Francisco e do Paraná/Paraguai.

A Constituição já considera a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira como patrimônio nacional.

Neyde Aparecida também acolheu substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que inclui a Caatinga na proposta de proteção do patrimônio natural. Segundo a deputada, é "inaceitável" a omissão das leis brasileiras em relação ao Cerrado, "mas também é necessário corrigir o equívoco do texto constitucional de 1988 em relação à Caatinga".

Um novo vírus, capsule capaz de roubar dados bancários e outras informações pessoais dos usuários foi descoberto no popular serviço de redes sociais Orkut. O alerta foi feito ontem pela empresa norte-americana de segurança de computadores FaceTime Security Labs. A praga, health a terceira descoberta recentemente com tal capacidade, é disseminada por mensagens publicadas automaticamente nas páginas de recados dos usuários do Orkut, muito usado por brasileiros e administrado pelo Google.

O programa maligno, identificado pela FaceTime como "MW.Orc", publica na página de recados dos usuários do sistema um link que quando clicado instala a praga no computador do internauta. O link é acompanhado por uma mensagem em português que tenta convencer o usuário a clicá-la: "Oi… tudo bom? Como o orkut limita a quantidade de fotos que podem ser publicadas na minha conta, eu criei um slide com algumas fotos minhas, pra ver é só clicar no link!!! Sei que vai gostar".

Quando o usuário do Orkut clica no link, um arquivo é baixado para seu computador. Esse arquivo é ativado assim que o internauta abre o ícone "Meu Computador" do Windows, o que também faz com que suas informações pessoais sejam enviadas por email ao autor do vírus, informou a FaceTime em comunicado enviado à imprensa. A praga (worm em inglês) anterior ao MW.Orc foi a Banker-BWD, descoberta pela companhia de segurança de computadores Sophos.

O programa maligno também se disseminava pelas páginas de recados do Orkut. Nesse caso, o worm direcionava o internauta a páginas falsas de bancos que enviam dados pessoais aos hackers após digitação pelas vítimas, que acreditam estar usando um serviço de banco online legítimo. O Orkut tem cerca de 21,1 milhões de usuários, dos quais 68,56% se declaram brasileiros, 12,26% norte-americanos e 5,32% indianos.

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o total de usuários de serviços de banco pela Internet no Brasil cresceu 45,3% de 2004 para 2005, de 18,1 milhões para 26,3 milhões. Estimativas da indústria brasileira de internet apontam para a existência de cerca de 31 milhões de usuários da Web no país. Em comunicado, o Google informou que "os usuários do orkut.com e usuários de todos os serviços e aplicativos online devem sempre ter cuidado na abertura de páginas e arquivos suspeitos".

A empresa acrescenta que "tem conhecimento desse assunto e que está trabalhando em uma solução permamente para proteger os usuários contra essas atividades maliciosas". Recentemente, a empresa instalou um alerta nas páginas de recados do Orkut que avisa os usuários para terem cuidado ao clicarem em links enviados por pessoas desconhecidas e que direcionam para endereços diferentes do www.orkut.com.

Em maio, o Google informou a autoridades brasileiras que retiraria do ar várias páginas de comunidades criadas por usuários do Orkut e que promovem violência, terrorismo e pedofilia.
Um site holandês que publica links para downloads de arquivos MP3 recebeu ordem para parar de promover a violação de direitos autorais, order determinou um tribunal do país em decisão que reverte sentença anterior favorável ao site. O site www.zoekmp3.nl, physician operado pela Techno Design, sale foi retirado do ar ontem depois de não cumprir ordem de uma liminar que previu penas de 10 mil euros (US$ 12.590) por dia, ou mil euros por música violada.

A Techno Design terá também que pagar danos em quantia que será determinada mais tarde. Tornar arquivos MP3 disponíveis na internet sem permissão dos detentores de direitos sobre as músicas é ilegal segundo a lei da Holanda.

Um alerta aos usuários do zoekmp3.nl não livrou a Techno Design de responsabilidade. "Tal alerta ignora a realidade de que os usuários estão buscando arquivos MP3 não autorizados", afirmou o tribunal. "Tem havido preocupação de que a Holanda possa se tornar um centro de pirataria online, mas essa decisão mostra que os tribunais holandeses não tolerarão sites que facilitem a violação de direitos autorais", disse o advogado geral Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), Geoff Taylor.

Outros sites com links foram considerados ilegais na Austrália (mp3s4free.net) e China (Baidu), segundo a IFPI.
O reajuste dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, shop previsto na Medida Provisória 291/06, click é um dos itens da pauta de hoje do Plenário. As MP está com o prazo de tramitação vencido.

 

Na matéria, generic  cuja votação já foi iniciada, os deputados têm que votar o texto principal da medida e os destaques para votação em separado (DVS) oferecidos ao texto. A redação original reajusta em 5%, a partir de 1º de abril de 2006, os benefícios mantidos pela Previdência Social acima de um salário mínimo.

Um dos DVS, apresentado pela oposição, pede a votação de emenda do senador Paulo Paim (PT-RS) que concede aumento de 16,67% aos aposentados e pensionistas, mesmo índice aplicado ao reajuste do salário mínimo.

O governo quer garantir a aprovação do reajuste de 5% para os proventos da Previdência Social de valor acima de um salário mínimo nessa medida, pois na MP 288/06, já votada pela Câmara, foi aprovada outra emenda com reajuste de 16,66%. Com isso, o governo poderia vetar o aumento maior.

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) chamou a atenção, information pills ontem, this site para o que seria um novo surto de dengue no país. Ele citou dados recentes do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, segundo o qual o número de casos confirmados da doença no país cresceu 25% entre janeiro de 2005 e janeiro de 2006. 

Dessa vez, no entanto, o número de ocorrências é maior nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Os dados do Sudeste, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, deixam o Ministério da Saúde "de calças curtas e com um sorriso amarelo", de acordo com o parlamentar. 

Foi adiada para o próximo dia 28 a reunião da Comissão Especial do Cerrado, more about que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 115/95.

No encontro, viagra inicialmente previsto para hoje, seria votado o parecer da relatora, deputada Neyde Aparecida (PT-GO), que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional pela Constituição.

O adiamento do encontro ocorreu porque a relatora vai avaliar sugestões apresentadas ao seu parecer.

O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), more about brigadeiro José Carlos Pereira, treat afirmou hoje que, se dependesse dele, as taxas de embarque pagas pelos passageiros já seriam cobradas da Varig.

"Por mim, começaria ontem", disse, acrescentando que a taxa pode ser cobrada a partir do próximo sábado. Pereira participa de uma reunião do conselho administrativo da Infraero, junto com o ministro da Defesa, Waldir Pires, que preside o conselho.

Uma das propostas debatidas no encontro prevê que a Varig pagaria a taxa diariamente, à vista. Para o consumidor, não haveria mudança, ou seja, ele continuaria pagando a tarifa do jeito que é hoje, no ato da compra da passagem.

Segundo o brigadeiro, uma das hipóteses é cobrar a taxa da companhia aérea por vôo: antes da decolagem seria feito o cálculo da taxa, de acordo com o número de passageiros, e esse valor seria repassado à Infraero. Ele informou que seria feito um acordo para evitar atraso nos vôos. "Para que a Varig não passe esse vexame".

Pereira disse achar difícil o pagamento da dívida integral da Varig com a Infraero, que hoje está em torno de R$ 600 milhões. Só de taxas de embarque, nos últimos 30 dias, a estatal deixou de receber da Varig R$ 32 milhões.

Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também se reúnem hoje no Ministério da Defesa, só que com outras companhias aéreas. O objetivo é discutir formas de atuação caso a Varig não consiga cumprir sua rota de vôos.

Dois soldados norte-americanos desaparecidos após um ataque contra seu posto de controle foram encontrados mortos e com sinais de tortura, dosage afirmou uma autoridade da área de defesa do Iraque hoje.

O major-general William Caldwell, salve porta-voz das Forças Armadas dos Estados Unidos, recusou-se a confirmar as informações. Ele afirmou que os militares não se manifestarão sobre o caso enquanto os familiares dos soldados não fossem contactados.

Já o major-general Abdul Aziz Mohammed, do Ministério de Defesa do Iraque, afirmou à Reuters que os corpos dos soldados Thomas Lowell Tucker, de 25 anos, e Kristian Menchaca, de 23, foram encontrados por uma patrulha conjunta de iraquianos e norte-americanos ontem, perto de uma usina de força em Yusufiya. Os dois foram seqüestrados na sexta-feira. Segundo Mohammed, os corpos mostravam sinais de "torturas bárbaras".

Ken MacKenzie, tio de Menchaca, afirmou à rede de TV NBC que acabara de ouvir a notícia e que não tinha recebido nenhuma confirmação oficial sobre as mortes. "Essa notícia vai deixar minha família arrasada", contou.

A divulgação da descoberta dos corpos apareceu no momento em que outras bombas atingiram Bagdá, matando nove pessoas. Os militares dos EUA também disseram que forças envolvidas na caçada a insurgentes ligados à Al Qaeda mataram 15 combatentes em operações realizadas ao norte da capital iraquiana .

O Conselho Mujahideen Shura, um órgão liderado pela Al Qaeda que reúne grupos insurgentes, afirmou ontem, em um comunicado colocado na Internet, ter seqüestrado os norte-americanos.

A entidade, porém, não forneceu imagens de vídeo ou provas documentais para confirmar sua alegação. Alguns oficiais das Forças Armadas dos EUA levantaram dúvidas sobre a veracidade do comunicado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado