Seis soldados britânicos estão desaparecidos após o veículo blindado no qual viajavam ter sido atingido por uma explosão, informou nesta quarta-feira o Ministério da Defesa do Reino Unido.
O departamento tenta estabelecer as circunstâncias da explosão e a sorte dos seis militares britânicos, que patrulhavam a província de Helmand, no sul do Afeganistão.
Cinco dos soldados pertencem ao Terceiro Batalhão do Regimento de Yorkshire (norte da Inglaterra) e outro ao Primeiro Batalhão do Regimento do Duque de Lancaster, segundo precisou a fonte.
O ministro da Defesa do Reino Unido, Philip Hammond, disse hoje que o incidente “nos lembra os perigos que homens e mulheres das Forças Armadas que estão no Afeganistão enfrentam todos os dias”.
Por sua parte, o coronel Gordon Mackenzie, porta-voz das forças britânicas destacadas em Helmand, afirmou: “seis soldados estão desaparecidos e acredita-se que podem estar mortos”.
Se as mortes forem confirmadas, ascenderia a 404 o número de militares britânicos vitimados desde o começo do conflito no Afeganistão, em 2001.