Menu
Mundo

Sobe para 75 o número de mortos durante tentativa de chegar a Ceuta

Quase 72 mil migrantes entraram na semana passada no território espanhol do norte da África, a grande maioria a nado ou a pé, em uma crise migratória inédita

Redação Jornal de Brasília

04/08/2026 13h33

ceuta migrantes

Foto: Abdel Majid Bziouat/AFP/Getty Images

O número de migrantes mortos quando tentavam chegar a Ceuta na semana passada aumentou para 75, informou à AFP a Delegação do Governo do enclave espanhol nesta terça-feira (4).

O balanço oficial anterior citava 72 migrantes mortos, principalmente por afogamento no mar.

Quase 72 mil migrantes entraram na semana passada no território espanhol do norte da África, a grande maioria a nado ou a pé, em uma crise migratória inédita. Segundo as autoridades espanholas, 70 mil já retornaram ao Marrocos.

No domingo, o Ministério do Interior do Marrocos anunciou que 11 pessoas morreram no lado marroquino da fronteira com a Espanha, em seu primeiro balanço oficial da tragédia.

Dez pessoas morreram afogadas, enquanto outra caiu de uma área rochosa entre a cidade fronteiriça marroquina de Fnideq e Ceuta, informou o ministério.

De acordo com a Associação Marroquina para os Direitos Humanos (AMDH), o número de mortos subiu para “quase 130 vítimas” e dezenas estão desaparecidas, enquanto o Observatório do Norte para os Direitos Humanos (ONDH), com sede na região de Fnideq, estima que “o número de mortos pode chegar a cerca de 100, sem contar as dezenas de desaparecidos”.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado