Menu
Mundo

Sobe para 48 o número de mortos em naufrágio na costa da Turquia

Arquivo Geral

10/12/2007 0h00

Pelo menos 48 pessoas morreram após o naufrágio de uma embarcação com mais de 80 imigrantes ilegais, sale no Mar Egeu em frente ao litoral da Turquia, information pills informaram hoje as autoridades locais.


O prefeito da cidade turca de Seferihisar, viagra Orhan Sefik Güldibi, disse hoje à rede “NTV” que as autoridades ficaram sabendo do ocorrido ontem à noite, quando dois sobreviventes conseguiram nadar até a costa e pediram ajuda após a embarcação ter afundado na noite de sábado.


Os imigrantes, na maioria palestinos, iraquianos e somalis, tentavam alcançar a ilha grega de Quios para assim entrarem em território europeu.


Este é um método bastante usado por pessoas da Ásia Central e do Oriente Médio para entrar na Europa, dada a proximidade entre a costa turca e as ilhas gregas do Egeu.


“Eram 0h30 quando dois imigrantes palestinos, que nadaram até a praia, pediram auxílio. Então a Polícia foi informada e começou a patrulhar a costa”, disse o prefeito.


Güldibi também comentou que outros quatro imigrantes foram resgatados com vida e hospitalizados durante a noite. Um outro foi resgatado por volta do meio-dia de hoje, horário local.


As vítimas “estão no hospital em estado de choque. O estado de saúde de um deles é crítico”, disse o prefeito, acrescentando que o barco saiu do litoral turco no sábado passado.


Os sobreviventes disseram às autoridades que a embarcação de 15 metros de comprimento continha pelo menos 60 pessoas, embora a Guarda Costeira da Turquia tenha explicado que, segundo seus dados, a embarcação levava 85 pessoas.


“O barco virou entre uma hora e meia e duas horas depois de zarpar (no sábado à noite), devido ao mau tempo e à sobrecarga. Helicópteros e navios da Guarda Costeira continuam com os trabalhos de resgate, que são muito difíceis, já que o tempo continua ruim”, disse Güldibi.


Fortes ventos estão soprando em direção ao litoral turco, motivo pelo qual as autoridades locais não acham que corpos possam ser arrastados até as ilhas gregas.

Atualizado às 15h28.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado