Menu
Mundo

Sobe para 432 os mortos no terremoto no leste da Turquia

Arquivo Geral

25/10/2011 13h43

As autoridades turcas atualizaram nesta terça-feira (25) as vítimas do terremoto que no domingo atingiu o leste da Turquia, 432 mortos e 1.352 feridos, pelo dado provisório mais recente da Administração de Desastres e Situações de Emergência (Afad).

“Cada ministério, cada organização tem suas próprias informações. Ainda não há um dado claro de mortos, mas continua aumentando”, explicou nesta terça-feira à Agência Efe Bekir Kaya, prefeito de Van, capital da província de mesmo nome em que aconteceu o terremoto, de 7,2 graus de magnitude na escala de Richter.

A Afad revelou que os prédios destruídos pelo terremoto somam, por enquanto, 2.262, quantia bem superior aos dados iniciais.

A entidade anunciou o envio de 1,2 milhão de euros à delegação do Governo de Van para atender as necessidades básicas iniciais.

Nesse momento trabalham na região 4 mil pessoas distribuídas em 87 equipes de resgate e de primeiros socorros, enviados pelos Governos estaduais da Turquia e por diversas organizações, sem que Ancara tenha aceitado por enquanto ajuda de equipes estrangeiras.

Ao todo, serão envaidas mais de 10 mil tendas de campanha, 25 mil cobertores e milhares de toneladas de comida à região do acidente, na fronteira do Irã.

Algumas ONGs presentes na localidade informaram à Agência Efe que o material enviado não é suficiente, já que as condições meteorológicas são ruins e “faz muito frio”, segundo uma representante da organização islâmica IHH.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado