Menu
Mundo

Sobe para 4 o número de palestinos mortos em explosão em túnel em Gaza

Arquivo Geral

27/07/2009 0h00

Os serviços de emergência recuperaram hoje três cadáveres em meio aos escombros de um túnel subterrâneo entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito que sofreu uma explosão no domingo, and e com isso sobe para quatro o número de vítimas fatais do incidente.

Muawiya Hassanein, chefe do serviço de emergência do Ministério da Saúde em Gaza, informou sobre esse número e disse que os serviços de resgate ainda buscam várias pessoas desaparecidas no túnel, cavado na localidade de Rafah, no sul deste território palestino.

“As equipes médicas e funcionários de segurança e civis recuperaram três corpos e continuam buscando outras três pessoas”, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, a cargo do Hamas.

Uma pessoa que morreu ontem foi retirada imediatamente após a explosão, que, segundo as hipóteses, pode ter sido provocada por um vazamento de combustível no túnel.

As testemunhas divergem sobre a origem da explosão: alguns apontam uma queda do combustível que os contrabandistas transportavam, e outros indicam que as forças de segurança egípcias detonaram o duto a partir do outro lado da fronteira.

Segundo testemunhas e fontes do Hamas, Cairo aumentou nos últimos dias a vigilância de sua fronteira com Gaza para procurar túneis subterrâneos usados para o contrabando ao território palestino de produtos básicos e combustível, além de armamento e munição.

Cerca de 70 palestinos morreram em acidentes em túneis desde que os produtos de contrabando tornaram-se mais necessários, depois que Israel endureceu seu bloqueio a Gaza, em junho de 2007, quando o Hamas assumiu o controle do território.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado