O número de mortos devido a um deslizamento de terra na Indonésia subiu para 11, informou neste sábado(15) uma autoridade local, enquanto as equipes de resgate trabalham contra o relógio para localizar outras 12 pessoas que continuam desaparecidas.
O deslizamento, provocado por chuvas intensas, ocorreu na quinta-feira no distrito de Cilacap, na província de Java Central, onde casas de três aldeias foram soterradas.
“Até a tarde deste sábado, o número de vítimas encontradas sem vida é de 11, e continuamos buscando outras 12”, disse à AFP Muhamad Abdulá, chefe local de busca e resgate.
O balanço anterior, comunicado na sexta-feira, era de dois mortos e pelo menos 21 desaparecidos.
Mais de 700 pessoas – incluindo membros dos serviços de resgate, do exército, da polícia e voluntários – participam das operações de busca, acrescentou.
No início desta semana, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia emitiu um alerta para condições meteorológicas extremas.
A temporada anual de monções, que geralmente dura entre novembro e abril, traz consigo deslizamentos de terra, inundações repentinas e doenças.
As mudanças climáticas têm afetado os padrões das tempestades, incluindo a duração e a intensidade da temporada, o que provoca chuvas mais intensas, enchentes e rajadas de vento mais fortes.
AFP