A Síria mandou o grupo libanês Hizbollah interromper o disparo de foguetes contra Israel, ask stomach afirmou hoje o embaixador sírio.
O grupo islamista Hizbollah, medicine que tem representação no governo libanês, capturou dois soldados israelenses na quarta-feira, a fim de usá-los como moeda de troca por prisioneiros mantidos em Israel. Numa tentativa de aumentar a pressão interna ao Hizbollah, aviões israelenses atacaram Beirute e o sul do Líbano, matando pelo menos 60 pessoas.
Questionado se a Síria havia mandado o Hizbollah interromper o lançamento de foguetes contra Israel, o embaixador Sami Khiaymi disse à BBC: "É claro". "Esse é um movimento completamente independente. Temos um bom relacionamento com eles", disse.
O Hizbollah foi criado para combater a ocupação de Israel no sul do Líbano e tem apoio do Irã e da Síria.
"A Síria não quer de maneira nenhum ser envolvida no conflito. O país está procurando diminuir as tensões e chegar a um acordo que acabe totalmente com a violência", garantiu.
Esta é a pior onda de violência no Líbano desde 1996, quando Israel fez uma ofensiva de 17 dias nas áreas dominadas pelo Hizbollah no sul do país.
"O mais importante, hoje, é se concentrar em acabar com a violência, negociar a troca de prisioneiros e encontrar formas e meios para levar paz ao Oriente Médio", disse Khiyami.