As empresas do setor privado nos Estados Unidos cortaram 371 mil postos de trabalho em julho, a menor taxa desde outubro de 2008, segundo dados divulgados hoje pela empresa Automatic Data Processing (ADP).
A ADP indicou que revisou ainda os dados do mês passado e que o número correspondente a empregos cortados em junho passou de 473 mil para 463 mil.
A empresa afirmou, através de um comunicado de imprensa, que “a perda de emprego em julho foi a menor desde outubro de 2008 e segue apresentando uma notável melhora entre o primeiro e o segundo semestre de 2009”.
De abril a junho, a perda média de empregos no setor privado nos EUA foi de aproximadamente 492 mil, enquanto de janeiro a março de 2009, o corte mensal médio foi de 691 mil.
No entanto, a ADP advertiu que “embora haja indicações de estabilidade na atividade econômica, é provável que a redução de emprego se prolongue ainda por vários meses, mas a uma taxa menor”.
Segundo estes dados, no setor dos serviços 202 mil postos de trabalho foram cortados e no dos bens de produção outros 169 mil, sendo 99 mil deles na indústria manufatureira.
Essa taxa representa a menor queda na área desde setembro de 2008, segundo a ADP.
O relatório realizado pela ADP se baseia nos dados das relações de empregados de 500 mil empresas de diferentes setores industriais.
Os analistas estão à espera de que o Departamento de Trabalho dos EUA divulgue, na sexta-feira, seus últimos dados sobre emprego.