Menu
Mundo

Serviço Mundial de Busca de vítimas do nazismo disponibiliza documentos

Arquivo Geral

21/08/2007 0h00

O arquivo do Serviço Internacional de Busca (ITS, generic na sigla em inglês) de vítimas do nazismo, find o maior do mundo, website situado em Bad Arolsen (oeste da Alemanha), entregou hoje aos Estados Unidos e a Israel as primeiras cópias de suas atas.

O diretor do ITS, Reto Meister, afirmou que o ITS entregou os primeiros dos quase 30 milhões de documentos sobre as 17,5 milhões de vítimas para o Museu do Holocausto de Washington e às autoridades israelenses.

A entrega das atas só foi possível após o Governo alemão autorizar a abertura dos arquivos para pesquisa, em julho do ano passado.

O arquivo é responsável por este material desde 1947. No entanto, até o ano passado as autoridades alemãs se negavam a entregá-lo, alegando que as vítimas tinham direito à proteção de seus dados.

O gigantesco arquivo sobre as vítimas civis do nazismo permanece em Bad Arolsen. Os documentos falam tanto das tanto pessoas confinadas em campos de concentração ou de extermínio, como das pessoas forçadas a trabalhar e de outros perseguidos.

O uso desse material estava sob tutela do ITS, criado após a Segunda Guerra Mundial para ajudar os familiares das vítimas a localizá-los ou a descobrir o seu destino.

A regulação desses documentos foi fixada em 1955, com os Acordos de Bonn, que foram assinados por 11 países: Alemanha, EUA, Israel, Reino Unido, Bélgica, França, Luxemburgo, Holanda, Itália, Grécia e Polônia.

Historiadores, principalmente americanos, e organizações judaicas dos EUA reivindicam há décadas a abertura dos arquivos. Eles afirmam que não conceder esse direito às vítimas é o mesmo que castigá-las ao esquecimento.

A Alemanha se apoiava no direito à proteção de dados pessoais – um princípio fundamental na Constituição o país -, além do fato de que o arquivo contém principalmente informações sobre vítimas e não sobre criminosos nazistas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado