A senadora colombiana Piedad Córdoba confirmou hoje que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) enviaram ao presidente venezuelano, viagra 100mg Hugo Chávez, drugs novas “provas de vida” de seqüestrados, pharmacy que foram entregues à ex-congressista colombiana Consuelo González de Perdomo.
Segundo Córdoba, as “provas de vida” se referem aum grupo de “oito a dez” reféns, em sua maioria ex-congressistas. Alguns deles conviveram durante seu cativeiro com González de Perdomo, liberada esta manhã pelo grupo guerrilheiro ao lado da ex-candidata a vice-presidente Clara Rojas.
A senadora colombiana falou aos jornalistas no hotel de Caracas onde estão hospedadas as duas ex-reféns liberadas hoje e suas famílias. Ela revelou que há “provas de vida de Alan Jara, Jorge Turbay, Gloria Polanco, Orlando Beltrán, Eduardo Gechem”, de um coronel de sobrenome Mendieta, um homem chamado William e “outros policiais e soldados”.
Anteriormente, Córdoba havia mencionado provas de vida de outro grupo, de “dez soldados”.
As provas de sobrevivência “são cartas e fotos”, declarou Córdoba. Ela disse ainda que não havia vídeos dos seqüestrados.
Em declarações à imprensa colombiana, ao chegar a Caracas, Clara Rojas tinha dito que trazia algumas provas de sobrevivência e anunciou que em breve chegariam mais registros de outros reféns das Farc.
Segundo Rojas, as provas foram entregues esta manhã ao ministro do Interior venezuelano, Ramón Rodríguez Chacín, durante a operação de resgate na floresta. Por sua vez, o ministro deu os documentos ao presidente Chávez.
Córdoba explicou que, além disso, o presidente venezuelano teria recebido hoje de Chacín uma carta das Farc.
Consuelo González de Perdomo e Clara Rojas foram liberadas hoje pelas Farc no departamento colombiano de Guaviare. Foram recolhidas por uma missão humanitária liderada pela Venezuela e integrada pela senadora Córdoba, pelo ministro Chacín e pelo embaixador cubano em Caracas, Germán Sánchez, além de representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Segundo a senadora, as ex-reféns amanhã deverão dar uma entrevista coletiva no hotel, onde vão descansar esta noite. Córdoba também opinou que a libertação das duas mulheres abre um processo para a soltura de mais pessoas seqüestradas pelas Farc.