Webb se tornou assim no americano de mais alto cargo a se reunir com Than Shwe desde que os militares tomaram o poder em 1962.
O senador democrata chegou ontem a Yangun depois de passar pelo Laos, uma das escalas da viagem de duas semanas que faz pelo Sudeste Asiático, e também deve se encontrar com membros da opositora Liga Nacional pela Democracia (LND), da Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.
Webb, presidente da subcomissão para assuntos da Ásia Oriental e do Pacífico do Senado dos EUA e aliado político do presidente Barack Obama, é a favor do diálogo para promover as reformas políticas em Mianmar.
A postura do senador contrasta com a oficial de Washington, que há dois dias decidiu endurecer as sanções econômicas ao regime birmanês depois da condenação a Suu Kyi.
A ativista foi condenada na terça-feira passada a três anos de prisão e trabalhos forçados por ter violado os termos do confinamento ao receber em casa o americano John Michael Yettaw.
O americano, por sua vez, foi sentenciado a sete anos de prisão e a quatro de trabalhos forçados.
Pouco depois de ouvir a sentença, porém, o chefe da Junta Militar reduziu a pena para 18 meses e ordenou que Suu Kyi a cumprisse em casa.