Menu
Mundo

Seis são presos em N.York por fraude de US$ 140 milhões

Arquivo Geral

08/07/2009 0h00

Seis pessoas, entre elas o fundador e presidente da empresa de investimentos Sky Capital, foram detidas hoje em Nova York acusadas de cometer uma fraude financeira de US$ 140 milhões.

O procurador do Distrito Sul de Nova York, Lev Dassin, explicou que os indivíduos se entregaram nesta quarta-feira ao FBI e foram acusados de dois delitos relacionados com a fraude realizada entre 1998 e 2006 por meio das empresas de investimento The Thornwater Company e Sky Capital, assim como suas filiais.

Os acusados são Ross Mandell, presidente e fundador da Sky Capital, e Stephen Shea, Adam Harrignton, Arn Wilson, Robert Grabowski e Michael Passaro, todos diretores ou corretores dessa mesma companhia.

Em comunicado, Dassin explicou que os detidos elaboraram um sistema por meio do qual alteravam a informação sobre os títulos da Sky Capital Holdings e Sky Capital Enterprises negociados na bolsa de valores de Londres.

Com os dados alterados, convenciam seus clientes a investir nessas firmas e prometiam grandes lucros. “Na realidade, utilizavam esses investimentos para enriquecer e cobrir as perdas de outros investidores”, segundo Dassin.

As operações eram conduzidas desde Nova York e os acusados ofereciam extratos falsos aos clientes sobre a evolução de seus investimentos, fazendo-os crer que existia uma alta demanda de compra das ações.

Como parte da fraude, havia o pagamento de comissões excessivas aos corretores da Sky Capital, que normalmente se apresentavam como adiamentos, empréstimos ou pagamentos extraordinários. Também se negociava a compra das ações a um preço de desconto para depois vendê-las aos investidores por um valor mais elevado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado