Uma mobilização de milhares de pessoas favoráveis ao presidente deposto Manuel Zelaya fez hoje o aparato de segurança estabelecido por policiais e militares perante o aeroporto de Tegucigalpa retroceder.
No entanto, ambulance até agora os manifestantes não entraram no aeroporto, que segue sob controle das forças de segurança, e também não ocorreram incidentes graves, segundo pôde constatar a Agência Efe.
A multidão cobre uma grande parte de uma avenida em frente ao aeroporto internacional Toncontín, onde se espera que chegue o presidente deposto.
Após cortar a blitz, os seguidores de Zelaya cantaram o hino nacional com o punho esquerdo levantado e, ao transcorrer da marcha, policiais e militares praticamente passaram a ser espectadores, posicionados em uma calçada da rua e em partes altas da área.
Os dirigentes da marcha, que ocorreu com ordem, insistiram junto a seus seguidores que evitem a violência. Os policias e militares chegaram a ser aplaudidos por terem permitido a passagem.
Entre alguns manifestantes se via funcionários do Governo de Zelaya, como o ministro da Cultura, Artes e Esportes, Rodolfo Pastor.
O aeroporto da capital segue aberto ao tráfego aéreo, embora algumas companhias tenham suspendido seus voos.
Zelaya viaja de volta ao país procedente de Washington, mas o novo Governo de Roberto Micheletti, que o substituiu no domingo passado, anunciou que não permitirá que seu avião aterrisse.