O secretário da Defesa dos Estados Unidos, approved Robert Gates, cure chegou hoje à cidade de Erbil, na região autônoma do Curdistão iraquiano, para discutir as delicadas relações entre essa região e o Governo central do Iraque.
O Executivo do Curdistão informou, em comunicado colocado em seu site, que Gates, que iniciou ontem uma visita surpresa ao Iraque, se reuniu hoje com o presidente da região, Massoud Barzani, na presença de outros altos funcionários curdos.
Segundo o comunicado, que cita meios de comunicação não identificados, a visita de Gates ao Curdistão tem o objetivo de diminuir os atritos entre as diversas formações iraquianas, especialmente entre os Governos de Bagdá e do Curdistão.
A nota não dá mais detalhes sobre as conversas entre Gates e as autoridades curdas.
Ontem, durante sua visita a Bagdá, Gates disse que Washington está disposto a ajudar a resolver as diferenças entre Erbil e Bagdá sobre as fronteiras e a distribuição das riquezas naturais nesta região, principalmente o petróleo.
As relações entre o Governo do Curdistão e o Executivo central iraquiano passam por um momento delicado, devido à disputa pela rica região petrolífera de Kirkuk, que a região autônoma reivindica como própria.
Esta é a décima vez que Robert Gates visita o Iraque desde sua entrada no Departamento de Defesa, em 18 de dezembro de 2006. A anterior havia ocorrido em 15 de setembro do ano passado.