O secretário de Estado do Vaticano, ampoule cardeal Tarciso Bertone, troche assegurou que em breve “haverá mais mulheres com cargos de responsabilidade na Santa Sé”, informa hoje a imprensa italiana.
Bertone explicou que “é justo que se dê às mulheres mais responsabilidades” e acrescentou que a Santa Sé prepara “novas nomeações”.
“Tenho certeza de que as mulheres que ocuparão os novos cargos farão um grande serviço ao Papa, à Igreja Católica Apostólica Romana e à Igreja Universal”, acrescentou.
O secretário de Estado fez estas declarações na quarta-feira em Lorenzago di Cadore, depois de se reunir com o Papa Bento XVI, que passa as férias na cidade.
Nas Universidades Pontifícias com sede em Roma, 10% dos 1.600 professores são mulheres, mas nenhuma é titular da cadeira, segundo o jornal “La Stampa”.
O jornal lembra que há magistradas nos tribunais eclesiásticos, mas nenhuma é presidente de seção.
Entre as mulheres que ocupam cargos de responsabilidade está a laica americana Mary Ann Glendon, presidente da Academia Pontifícia de Ciências Sociais, nomeada por Papa João Paulo II por duas vezes enviada especial do Vaticano em reuniões nas Nações Unidas.
Outras mulheres de destaque são a religiosa italiana Enrica Rosanna, que é subsecretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, enquanto a franciscana Judith Zoebelein é desde 1995 a encarregada do departamento da internet do Vaticano.